Kia Proceed 1.0 T-GDI GT Line – Ensaio Teste

By on 9 Abril, 2019

Kia Proceed 1.0 T-GDI GT Line

Texto: José Manuel Costa ([email protected])

Motor pequeno, mesma ambição

Com o Proceed, a Kia entrou em outra dimensão, olhando mais para cima e tendo como secreta ambição concorrer com o Mercedes CLA Shooting Brake. Porque, no fundo, a ideia é a mesma: oferecer uma carrinha diferente onde o estilo é rei e senhor, mas o Proceed não sacrifica a funcionalidade. Por isso, ao invés de insistir no coupé com vendas cada vez mais pequenas, a Kia oferece uma alternativa à carrinha pura e dura e ao coupé. E até que chegue o SUV XCeed esta carrinha muito especial que apesar de ser uma carrinha-coupé, tem uma bela bagageira, será o destaque da gama. Ensaio ao modelo com o motor mais pequeno e acessível que não lhe rouba a ambição…


Mais:

Estilo, Personalidade, chassis, preços/equipamento

 

 

Menos:

Insonorização, visibilidade traseira, interior comum

Exterior

9/10

Pontuação 9/10

Acho que já esgotei os adjetivos para o trabalho feito pela Kia neste Proceed. Vou.-me repetir, mas o Proceed é uma carrinha Ceed alongada (tem mais 5 mm para 4,61 metros) bem mais baixa (menos 43 mm) com um tejadilho arredondado que cai para um óculo traseiro muito mais inclinado. Sim, é verdade, o vidro traseiro do Proceed tem uma inclinação de 50,9 graus, quando o Kia Ceed SW tem o vidro traseiro inclinado 64,2 graus. Uma informação… inútil. Adiante.

Tudo o resto é igual á carrinha, tendo sido ganho o maior comprimento no avanço traseiro. Mas, curiosamente, o Proceed tem pouco a ver com o Ceed, pois partilha com este os guarda lamas dianteiros e o capô. Mais nada!

Portanto, o para choques dianteiro foi redesenhado, tal como o traseiro, para conferir maior agressividade e a dupla saída de escape ajuda nesse particular. Depois temos aquilo que a Kia denomina como “coast to coast line” ou seja, a barra luminosa que liga os dois farolins traseiros surgindo por baixo o símbolo da Kia e a designação do modelo. As jantes de 18 polegadas dão um aspeto tremendo ao carro, num conjunto muito agradável á vista, especialmente, neste nível de equipamento GT Line.

Interior

8/10

Pontuação 8/10

Não custa muito perceber, até a olho nu, que a acessibilidade é mais acanhada, o mesmo acontecendo no banco traseiro. Porquê? Porque o tejadilho está mais baixo, o para brisas está mais inclinado e no interior tudo está na mesma.

Os bancos do equipamento GT Line são forrados em pele e alcantara, têm excelente apoio e o pesponto a vermelho dá um toque diferente a um habitáculo que é semelhante ao da Ceed SW.

Como não há alterações ao interior, o banco rebaixo o mesmo que no Ceed SW. Ora, com o tejadilho mais baixo, o espaço para a cabeça é, também, menor. Atrás, nota-se mais. Não houve alterações no que toca ao espaço para as pernas, que continua a ser generoso.

A bagageira tem 594 litros, ou seja, menos 31 litros que a carrinha, recebendo o Proceed um sistema de barras que permite organizar a bagagem e prendê-la no seu lugar, mantendo o rebatimento 60/40. A necessidade de manter a rigidez torsional do Proceed obrigou os homens da Kia a estreitarem e elevarem o acesso à bagageira. O objetivo foi conseguido e a verdade é que em termos de rigidez o carro faz jogo igual com o carro e a carrinha e pesa menos 20 quilogramas. Pena que a Kia não tenha ido mais além na diferenciação do interior.

Equipamento

7/10

Pontuação 7/10

Disponível apenas como GT ou GT Line, o Kia Proceed tem no equipamento outra das mais valias. Olhando para a lista de equipamento, não falta quase nada, desde alarme, cruise control, sistema de alerta de condutor, controlo de estabilidade, faróis de nevoeiro, alerta de colisão frontal, ajuda ao arranque em inclinação, máximos automáticos, assistente de manutenção de faixa de rodagem, ar condicionado automático, banco do condutor e passageiros com regulação em altura, Bluetooth, fichas USB e AUX, tomada de energia, computador de bordo, sensores de luz e chuva, chave inteligente, acesso e arranque mãos livres, sistema de navegação com ecrã de 8 polegadas e câmara de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, abertura elétrica do portão traseiro, travão de mão elétrico, volante e alavanca da caixa de velocidades forrada a couro, carregador sem fios para o smartphone, jantes de liga leve de 17 polegadas (as de 18 polegadas custam 400 euros), sensores de estacionamento traseiro. Como opcionais estão a pintura metalizada (430 euros), o teto de abrir panorâmico, sistema de som JBL com 8 colunas (amplificador de 800 watts, 500 euros) e os pacotes ADAS (alerta de colisão frontal peões, detetor de ângulo morto, alerta de tráfego na retaguarda, 800 euros) e ADAS Plus (alerta de colisão frontal peões, detetor de ângulo morto, alerta de tráfego na retaguarda, cruise control adaptativo, estacionamento automático e assistente de fila de trânsito, 1.600 euros).

Consumos

/10

Pontuação 7/10

A marca coreana reclama um consumo de 5,5 litros por cada centena de quilómetros, valor ao qual não consegui chegar. Porém, com algum jeito e cuidado, baixei dos 6 litros, mas a média final, numa condução mais descontraída e com algumas idas a estradas mais exigentes, a média final ficou nos 7,5 litros por cada centena de quilómetros.

Ao Volante

8/10

Pontuação 8/10

Claramente mais firme que outro Ceed que já conduzi, o Proceed não endurece de forma a prejudicar o conforto, até porque as evoluídas suspensões independentes nos dois eixos, absorvem de forma competente as maiores irregularidades. A direção também foi mexida e revela-se precisa e consistente, mais natural e com alguma sensibilidade. Não é muita, mas ainda assim saúda-se.

Destaque para o motor, um bloco de um litro turbo com 120 CV, espigado o suficiente para manter um bom ritmo que não coloca em causa o chassis, pois a frente tem aderência suficiente para resistir à debandada quando em pressão, com a direção a oferecer-nos a informação necessária para manter a trajetória escolhida.

Não há, lógico, problemas de tração e é fácil impor ritmos elevados, aqueles que o motor a gasolina com 1.0 litros seja capaz de suportar.

Motor

6/10

Pontuação 6/10

O motor 1.0 litros não é fenomenal, mas dá boa conta do recado. É rotativo, rima bem com a caixa manual de seis velocidades, agradável de utilizar, consegue manter ritmos de cruzeiro muito aceitáveis e não exibe fraquezas evidentes. Não é demasiado guloso e mesmo com o Proceed carregado, não sofre muito com isso. Claro está que o binário é algo curto, mas serve para o que se pretende, sem deslumbrar.

Balanço Final

7/10

Pontuação 7/10

Claro que o chassis do Proceed é “areia a mais para o camião” do bloco 1.0 litros, por isso é simples e fácil de conduzir, simpático em auto estrada e aceitável em cidade. Com uma habitabilidade mais que suficiente (mesmo que ligeiramente apertada em termos de altura), uma bela bagageira e uma qualidade de construção muito interessante, tudo embrulhado numa carroçaria muito atraente que encerra dentro de si um inusitado e excelente equilíbrio entre prazer de condução e conforto, o Kia Proceed é um automóvel a ter em conta. Se procura fugir à tradicional escolha da carrinha, se não quer ser mais um a andar em andas dentro de um SUV e não tem dinheiro para o coupé dos seus sonhos, está aqui o produto que o vai deixar muito satisfeito.

Concorrentes

Mercedes CLA 200 Shooting Brake

1595 c.c.; 122 CV; 260 Nm; 0-100 km/h em 9,0 seg,; 210 km/h; 5,7 l/100 km, 133 gr/km de CO2; 39.100 euros

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Ficha Técnica

Motor

Tipo: 3 cilindros com injeção direta e turbo com intercooler

Cilindrada (cm3): 998

Diâmetro x Curso (mm): 71 x 84

Taxa de Compressão: 10,0

Potência máxima (CV/rpm): 120/6000

Binário máximo (Nm/rpm): 172/1500 – 4000

Transmissão: dianteira com caixa manual com 6 vel.

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): Duplo triângulo sobreposto/independente multibraços

Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): 11,3

Velocidade máxima (km/h): 190

Consumos extra-urb./urbano/misto (l/100 km): – / – /5,5

Emissões CO2 (gr/km): 125

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4605/1800/1422

Distância entre eixos (mm): 2650

Largura de vias (fr/tr mm): 1559/1567

Peso (kg): 1465

Capacidade da bagageira (l): 594

Deposito de combustível (l): 50

Pneus (fr/tr): 225/45 R17

Preço da versão Ensaiada: preço de campanha com extras

 

Mais/Menos


Mais

Estilo, Personalidade, chassis, preços/equipamento

 

 

Menos

Insonorização, visibilidade traseira, interior comum

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 25090€

Preço da versão base (Euros): 29740€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação 9/10

Acho que já esgotei os adjetivos para o trabalho feito pela Kia neste Proceed. Vou.-me repetir, mas o Proceed é uma carrinha Ceed alongada (tem mais 5 mm para 4,61 metros) bem mais baixa (menos 43 mm) com um tejadilho arredondado que cai para um óculo traseiro muito mais inclinado. Sim, é verdade, o vidro traseiro do Proceed tem uma inclinação de 50,9 graus, quando o Kia Ceed SW tem o vidro traseiro inclinado 64,2 graus. Uma informação… inútil. Adiante.

Tudo o resto é igual á carrinha, tendo sido ganho o maior comprimento no avanço traseiro. Mas, curiosamente, o Proceed tem pouco a ver com o Ceed, pois partilha com este os guarda lamas dianteiros e o capô. Mais nada!

Portanto, o para choques dianteiro foi redesenhado, tal como o traseiro, para conferir maior agressividade e a dupla saída de escape ajuda nesse particular. Depois temos aquilo que a Kia denomina como “coast to coast line” ou seja, a barra luminosa que liga os dois farolins traseiros surgindo por baixo o símbolo da Kia e a designação do modelo. As jantes de 18 polegadas dão um aspeto tremendo ao carro, num conjunto muito agradável á vista, especialmente, neste nível de equipamento GT Line.

Interior

Pontuação 8/10

Não custa muito perceber, até a olho nu, que a acessibilidade é mais acanhada, o mesmo acontecendo no banco traseiro. Porquê? Porque o tejadilho está mais baixo, o para brisas está mais inclinado e no interior tudo está na mesma.

Os bancos do equipamento GT Line são forrados em pele e alcantara, têm excelente apoio e o pesponto a vermelho dá um toque diferente a um habitáculo que é semelhante ao da Ceed SW.

Como não há alterações ao interior, o banco rebaixo o mesmo que no Ceed SW. Ora, com o tejadilho mais baixo, o espaço para a cabeça é, também, menor. Atrás, nota-se mais. Não houve alterações no que toca ao espaço para as pernas, que continua a ser generoso.

A bagageira tem 594 litros, ou seja, menos 31 litros que a carrinha, recebendo o Proceed um sistema de barras que permite organizar a bagagem e prendê-la no seu lugar, mantendo o rebatimento 60/40. A necessidade de manter a rigidez torsional do Proceed obrigou os homens da Kia a estreitarem e elevarem o acesso à bagageira. O objetivo foi conseguido e a verdade é que em termos de rigidez o carro faz jogo igual com o carro e a carrinha e pesa menos 20 quilogramas. Pena que a Kia não tenha ido mais além na diferenciação do interior.

Equipamento

Pontuação 7/10

Disponível apenas como GT ou GT Line, o Kia Proceed tem no equipamento outra das mais valias. Olhando para a lista de equipamento, não falta quase nada, desde alarme, cruise control, sistema de alerta de condutor, controlo de estabilidade, faróis de nevoeiro, alerta de colisão frontal, ajuda ao arranque em inclinação, máximos automáticos, assistente de manutenção de faixa de rodagem, ar condicionado automático, banco do condutor e passageiros com regulação em altura, Bluetooth, fichas USB e AUX, tomada de energia, computador de bordo, sensores de luz e chuva, chave inteligente, acesso e arranque mãos livres, sistema de navegação com ecrã de 8 polegadas e câmara de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, abertura elétrica do portão traseiro, travão de mão elétrico, volante e alavanca da caixa de velocidades forrada a couro, carregador sem fios para o smartphone, jantes de liga leve de 17 polegadas (as de 18 polegadas custam 400 euros), sensores de estacionamento traseiro. Como opcionais estão a pintura metalizada (430 euros), o teto de abrir panorâmico, sistema de som JBL com 8 colunas (amplificador de 800 watts, 500 euros) e os pacotes ADAS (alerta de colisão frontal peões, detetor de ângulo morto, alerta de tráfego na retaguarda, 800 euros) e ADAS Plus (alerta de colisão frontal peões, detetor de ângulo morto, alerta de tráfego na retaguarda, cruise control adaptativo, estacionamento automático e assistente de fila de trânsito, 1.600 euros).

Consumos

Pontuação 7/10

A marca coreana reclama um consumo de 5,5 litros por cada centena de quilómetros, valor ao qual não consegui chegar. Porém, com algum jeito e cuidado, baixei dos 6 litros, mas a média final, numa condução mais descontraída e com algumas idas a estradas mais exigentes, a média final ficou nos 7,5 litros por cada centena de quilómetros.

Ao volante

Pontuação 8/10

Claramente mais firme que outro Ceed que já conduzi, o Proceed não endurece de forma a prejudicar o conforto, até porque as evoluídas suspensões independentes nos dois eixos, absorvem de forma competente as maiores irregularidades. A direção também foi mexida e revela-se precisa e consistente, mais natural e com alguma sensibilidade. Não é muita, mas ainda assim saúda-se.

Destaque para o motor, um bloco de um litro turbo com 120 CV, espigado o suficiente para manter um bom ritmo que não coloca em causa o chassis, pois a frente tem aderência suficiente para resistir à debandada quando em pressão, com a direção a oferecer-nos a informação necessária para manter a trajetória escolhida.

Não há, lógico, problemas de tração e é fácil impor ritmos elevados, aqueles que o motor a gasolina com 1.0 litros seja capaz de suportar.

Concorrentes

Mercedes CLA 200 Shooting Brake

1595 c.c.; 122 CV; 260 Nm; 0-100 km/h em 9,0 seg,; 210 km/h; 5,7 l/100 km, 133 gr/km de CO2; 39.100 euros

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Motor

Pontuação 6/10

O motor 1.0 litros não é fenomenal, mas dá boa conta do recado. É rotativo, rima bem com a caixa manual de seis velocidades, agradável de utilizar, consegue manter ritmos de cruzeiro muito aceitáveis e não exibe fraquezas evidentes. Não é demasiado guloso e mesmo com o Proceed carregado, não sofre muito com isso. Claro está que o binário é algo curto, mas serve para o que se pretende, sem deslumbrar.

Balanço final

Pontuação 7/10

Claro que o chassis do Proceed é “areia a mais para o camião” do bloco 1.0 litros, por isso é simples e fácil de conduzir, simpático em auto estrada e aceitável em cidade. Com uma habitabilidade mais que suficiente (mesmo que ligeiramente apertada em termos de altura), uma bela bagageira e uma qualidade de construção muito interessante, tudo embrulhado numa carroçaria muito atraente que encerra dentro de si um inusitado e excelente equilíbrio entre prazer de condução e conforto, o Kia Proceed é um automóvel a ter em conta. Se procura fugir à tradicional escolha da carrinha, se não quer ser mais um a andar em andas dentro de um SUV e não tem dinheiro para o coupé dos seus sonhos, está aqui o produto que o vai deixar muito satisfeito.

Mais

Estilo, Personalidade, chassis, preços/equipamento

 

 

Menos

Insonorização, visibilidade traseira, interior comum

Ficha técnica

Motor

Tipo: 3 cilindros com injeção direta e turbo com intercooler

Cilindrada (cm3): 998

Diâmetro x Curso (mm): 71 x 84

Taxa de Compressão: 10,0

Potência máxima (CV/rpm): 120/6000

Binário máximo (Nm/rpm): 172/1500 – 4000

Transmissão: dianteira com caixa manual com 6 vel.

Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): Duplo triângulo sobreposto/independente multibraços

Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s): 11,3

Velocidade máxima (km/h): 190

Consumos extra-urb./urbano/misto (l/100 km): – / – /5,5

Emissões CO2 (gr/km): 125

Dimensões e pesos

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4605/1800/1422

Distância entre eixos (mm): 2650

Largura de vias (fr/tr mm): 1559/1567

Peso (kg): 1465

Capacidade da bagageira (l): 594

Deposito de combustível (l): 50

Pneus (fr/tr): 225/45 R17

Preço da versão Ensaiada: preço de campanha com extras

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 25090€
Preço da versão base (Euros): 29740€