Mazda 3 1.5 Skyactiv-D – Ensaio

By on 21 Julho, 2017

Mazda 3 HB 1.5 Skyactiv-D

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

Mazda3 1.5 Diesel: uma aposta a ter em conta

A Mazda não pára de surpreender e a geração 2017 do Mazda3 é a mais recente das suas surpresas. Assumindo a nova filosofia integralmente orientada para o condutor e passageiros, de total exploração do prazer de condução.

O enriquecido Mazda3 apresenta-se aos consumidores com melhorias aos mais variados níveis, com o maior destaque a incidir no comportamento dinâmico e no conforto, fruto da adopção do novo sistema G-Vectoring Control (GVC) como equipamento de série, ao mesmo tempo que se alargam os limites de segurança com o também enriquecido pacote i-Activsense

Exterior

O mais recente Mazda3 surge vincado por uma grelha tridimensional revista que lhe garante um visual mais acutilante, novas molduras dos faróis de nevoeiro e a disponibilidade da tecnologia de faróis em LED, para além de retrovisores exteriores com indicadores de mudança de direcção integrados, em complemento às novas jantes de 18 polegadas, com acabamento metalizado.

Na traseira não há alterações de maior, à excepção de uma actualização do desenho do pára-choques das versões Hatchback.

Interior

O espaço interior surpreende os mais distraídos apesar de surgir na linha que a Mazda nos habituou nos seus últimos modelos, adoptando uma série de actualizações, ao nível dos painéis, dos interruptores, molduras das portas e inserções.

O espaço para os passageiros é mais cómodo e o rebatimento assimétrico dos encostos deste banco é operado a partir de botões situados nas zonas superiores/laterais destes encostos, acessíveis a partir do habitáculo ou facilmente também através da mala.

Ao rebater totalmente os encostos do banco traseiro, um piso plano estende-se até quase 1,60 cm de profundidade. Nesse caso, a capacidade da mala cresce de 364 litros para 1.263 litros.

Para o condutor o recurso a um travão de estacionamento eléctrico criou espaço para uma consola central mais prática. O volante em couro de novo design pode ser aquecido, melhorando as sensações de condução e de estilo.

Quer o Active Driving Display como o cluster digital e analógico foram revistos para melhorar a qualidade e a legibilidade das informações, apresentando-se agora mais brilhante, o primeiro passa a apresentar a informação a cores, dando-lhe maior definição e muito maior facilidade de leitura.

Motorizações e versões disponíveis

Em Portugal a gama 2017 do Mazda3 aposta em dois blocos ultra limpos e eficientes, segundo a norma Euro 6: por um lado o motor a gasolina 1.5 SKYACTIV-G (100 cv), disponível em exclusivo para a carroçaria Hatchback, em complemento à oferta do bloco turbodiesel 1.5 SKYACTIV-D (105 cv) em toda a gama (Hatchback e Coupe Style), versão ensaiada.

Numa gama equipada, na sua generalidade, com caixa manual de 6 velocidades SKYACTIV-MT, algumas versões diesel podem ser especificadas com a transmissão automática SKYACTIVDrive, igualmente de seis relações.

Os motores turbodiesel beneficiam ainda de três novas tecnologias SKYACTIV – High-Precision DE Boost Control, Natural Sound Smoother e Natural Sound Frequency Control  que melhoram a resposta do motor.

Sistemas de Assistência à Condução e Segurança

O Mazda3 encontra-se equipado com uma ampliada gama de avançadas e inovadoras soluções de segurança i-ACTIVSENSE. Desenvolvidas como parte da filosofia de segurança proactiva da marca.

A adopção de uma nova câmara, voltada para a frente e dotada de sensores, alargou  os recursos tecnológicos do pacote i-ACTIVSENSE, permitindo a disponibilização de sistemas como o Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS) e Smart Brake Support (SBS), uma nova função Traffic Sign Recognition (TSR) e Adaptive LED Headlights (ALH).

Desta forma é capaz detectar tanto peões como veículos, os recursos do Advanced SCBS contam com uma distância da detecção expandida e um ângulo de visão mais amplo, bem como um maior limite superior de velocidade, elevado aos 80 km/h.

O SBS também permite uma maior para a activação da travagem automática, elevando-se o seu limite superior aos 160 km/h.

Para além disso conta ainda com Sistema de Travagem Antibloqueio (ABS) com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD) e Assistência à Travagem de Emergência (EBA) e com o Active Driving Display que projecta as principais informações da condução, velocidade, sinais de trânsito e distancia para o veículo da frente, numa pequena tela laminada atrás do volante, à altura do olhar.

Ao volante

Estar ao volante deste Mazda 3 é um verdadeiro prazer já que facilmente encontramos a posição ideal de condução, e uma direcção bastante directa, aumenta significativamente o prazer de estar ao volante. O acesso ao ecrã táctil TFT de 7’’ a cores é feito de forma simples com controlo por toque, através de comandos vocais ou por comando rotativo entre os bancos, o seu manuseamento é bastante intuitivo e directo. Através dele é possível operar o sistema de navegação, efectuar a leitura de um e-mail ou ler e actualizar o Facebook ou o Twitter, por exemplo. Além da habitual função de atendimento telefónico, pode ainda “ler” em alta voz mensagens SMS, além de as enviar e pesquisar e transmitir músicas a partir do smartphone. E até mesmo aceder à lista de endereços através dos comandos por voz.

Em estrada o Mazda 3 é um carro ágil em curva, muito por mérito do seu chassis leve, com um motor que responde bem as solicitações e uma caixa de velocidades bastante suave que permite uma boa estabilidade em estrada.

Balanço Final

Francamente bonito e elegante, o Mazda 3 é uma espécie de Mazda6 mais compacto, para tornar o novo Mazda3 competitivo no mercado português, que nos proporciona um excelente prazer de condução constituindo-se assim como uma opção a ter em conta, ainda para mais no caso das motorizações a diesel tanto do agrado dos portugueses bem como o bom nível de equipamento que apresenta de série.

FICHA TÉCNICA

Motor

Tipo – 4 cilindros em linha

Cilindrada (cm3) – 1 499

Diâmetro x curso (mm) – 76,0 x 82,0

Potência máxima (cv/rpm) – 105/4000 rpm

Binário máximo (Nm/rpm) – 270/1600-2500 rpm

Transmissão e direcção – Tracção dianteira, caixa manual de 6 velocidades

Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson; Multi-braço

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 11,0s

Velocidade máxima (km/h) – 185 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 3,5/4,3/3,8

Emissões de CO2 (g/km) – 99

Dimensões e pesos 

Comp./largura/altura (mm) –  4470/1795/1450

Distância entre eixos (mm) – 2700

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1555/1560

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos

Peso (kg) – 1335

Capacidade do depósito (l) – 51

Capacidade da bagageira (l) – 364