Pininfarina PF0 EV vai dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos

By on 21 Agosto, 2018

O hiperdesportivo da Pininfarina vai ser revelado numa cerimónia privada a possíveis clientes durante a realização do “Pebble Beach Concours d’Elegance”, mas a casa italiana já libertou os detalhes da performance do FP0 EV.

Os pormenores são escassos, mas algumas fontes referem que o carro terá a mesma base do Rimac. Para lá disso, a Pininfarina reclama que o PF0 será capaz de chegar dos 0-100 km/h em menos de dois segundos (!) estando preparado para quebrar a barreira dos 300 km/h. O mais espantoso é que a Pininfarina refere que toda esta performance não afeta a autonomia que será, reclama a casa italiana, próxima dos 500 quilómetros.

O AUTO+ publica alguns desenhos que mostram como poderá ser o modelo e alguns “renderings” daquilo que se supõe ser o FP0. Mostramos, também, um vídeo em que Paolo Pininfarina recorda alguma da história da famosa casa italiana de design e como este FP0 faz parte de um sonho americano que a Pininfarina tem há muito tempo.

Recordamos que o PF0 será o primeiro carro a exibir o nome da casa de design italiana, a produção será limitada a 150 exemplares que serão produzidos e vendidos globalmente em 2020. Este será o primeiro produto de uma gama de modelos elétricos que a Automobili Pininfarina tem planeados até 2050. O preço do PF0 será semelhante, por exemplo, ao do Bugatti Chiron e Anand Mahindra, o patrão do Grupo Mahindra (proprietário da Automobili Pininfarina) referiu que “confiámos á Pininfarina a realização desde hiperdesportivo devido á sua herança e conhecimento na área do design, desenvolvendo um carro raro e colecionável que apenas um grupo restrito de pessoas vai ter possibilidade de possuir.” Para ele, o FP0 “é inovador, pioneiro e exibe elevada tecnologia, combinando potencia, beleza e tecnologia.” Depois deste FP0, a Pininfarina lançará três SUV que chegarão num prazo de cinco anos.

Conforme refere no vídeo, Paolo Pininfarina cumpre o sonho do seu avô e fundador da empresa, Battista Farina (que como era pequenino era conhecido como PininFarina ou pequeno Farina) que sempre disse que “a produção de carros será uma realidade e num futuro não muito distante.” Tardou, mas parece que desta vez o sonho vai se concretizar. É verdade que a Pininfarina sempre fez carros fabulosos, mas quase sempre para outros construtores. Quando fizeram algumas produções próprias – recordamos o Pininfarina Sergio dos quais foram produzidas seis unidades vendidas em 2015 a 3 milhões de euros cada e que desapareceram mal foram anunciados – as coisas correram sempre bem. Acredita-se que a nova vida da Automobili Pininfarina será de sucesso, pois os carros serão, sem dúvida, belos e exclusivos. E isso, nos dias que correm, é uma vantagem.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)