Na onda do revivalismo: Renault 4 apanhado em testes
Renault 5: 50 mil pessoas na lista de espera

Renault lança megaprojeto “Advanced Battery Storage”

By on 27 Setembro, 2018

Com capacidade, no futuro, para 60 MhW, este armazenamento de baterias de veículos elétricos é a primeira resposta ao que fazer após a vida útil das baterias se esgotar num automóvel.

A visão do Grupo Renault é clara: depois de esgotadas as suas capacidades para funcionar num veículo, as baterias têm de ser valorizadas e, até agora, a reciclagem não era a solução perfeita, até porque saídas dos automóveis, estas baterias ainda possuem muito “sumo”.

O que o Grupo Renault quer fazer é pegar em instalações fabris e armazenar estas baterias de forma a que possam armazenar até ao equivalente a uma cidade com cinco mil lares. Já no inicio de 2019, a Renault vai criar instalações nas unidades de produção Renault em Douai e Cléon, em França, e numa antiga fabrica de carvão na Renânia do Norte Westphalia, Alemanha. A capacidade de armazenamento será até 2 mil baterias de automóvel elétrico com uma capacidade de 60 MhW.

Com este projeto, a Renault quer oferecer às baterias já usadas uma segunda vida que possa ajudar a aumentar a quota de energias alternativas. Com estas estações com capacidade para quase 70 Mwh, fica estabelecido o equilíbrio entre a oferta e a procura de energia na rede elétrica, mantendo uma constância no serviço mesmo que a fonte de produção principal tenha uma falha.

“O sistema ‘Advanced Battery Storage’ terá a possibilidade de libertar ou absorver, quase instantaneamente, uma potência de 70 MW. A potência e a capacidade desta solução permitirão responder, eficazmente, à maioria das solicitações da rede elétrica”, afirmou Nicolas Schottey, diretor do programa de New Business Energie do Grupo Renault.

Para este projeto, o Grupo Renault contou com a parceria de la Banque des Territoires, o grupo japonês Mitsui, Demeter, através do Fundo de Modernização Ecológica dos Transportes, e a The Mobility House.Pode saber mais sobre o envolvimento da Renault nesta área de negócio, clicando aqui.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)