Volkswagen T-Roc 1.5 TSI 150 cv – Ensaio Teste

By on 4 Março, 2019

Volkswagen T-Roc 1.5 TSI 150 cv Sport DSG

Texto: André Duarte ([email protected])

Bem jogado

A Volkswagen tem na proposta 1.5 TSI a versão mais desportiva do T-Roc. Fomos para a estrada com este interessante SUV compacto e damos-lhe o parecer em seguida…

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Imagem exterior / Motor / Condução / Caixa de velocidades DSG

 

Menos:

Conforto / Suspensão Traseira

Exterior

8/10

Pontuação – 8/10

 Um estilo que lhe confere uma forte imagem exterior é uma característica do Volkswagen T-Roc. Um SUV que transparece um figurino de frescura e jovialidade, com um design de linhas esculpidas e marcantes. A grelha do radiador conta com faróis duplos LED integrados, frisos cromados que sobressaem em vários pontos da carroçaria (grelha dianteira, frisos das portas e tejadilho, zona inferior na lateral e saída de escape), difusor traseiro, pára-choques e plásticos a contornarem a zona inferior da carroçaria, jantes de 17” Kulmbach – específicas da versão -, a par da tonalidade bi-tom, fazem deste um carro apelativo visualmente.

Interior

7/10

Pontuação – 7/10

 No interior o estilo é menos exuberante que no exterior. O ADN sóbrio da marca faz-se sentir. A vertente mais emocional, a condizer com esta versão Sport, só mesmo nos pedais em alumínio, bancos dianteiros desportivos e molduras cromadas na zona do seletor, ecrã central e volante, o qual conta com pespontos a vermelho. A personalização é também algo que joga a favor deste modelo, permitindo-nos escolher a tonalidade interior para os painéis das portas, zona circundante ao ecrã central, painel de instrumentos e saídas de ventilação no tablier.

O espaço cumpre bem os requisitos em todos os lugares – dianteiros e traseiros. A bagageira tem 445l e chega aos 1290l com os bancos traseiros rebatidos.

O sistema Discover Media com ecrã de 8 polegadas conta com: App Connect (MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto); pacote de serviços “Security & Service” (inclui serviço de chamada de emergência, aviso automático de acidente e chamada de assistência; “Guide & Inform” (acesso a serviços online como “Importar destinos online”, “Estações de Serviço” (localização e preços), “Notícias”, “Estacionamentos” (local, disponibilidade e preços), “Meteorologia” e “Informação online de trânsito”. O ecrã central é bastante intuitivo e fácil de utilizar.

Equipamento

8/10

Pontuação – 8/10

Em termos de sistemas de assistência à condução, destaque para: assistente de manutenção na faixa de rodagem; câmara traseira de ajuda ao estacionamento; controlo automático da distância; cruise control adaptativo com sistema “Front Assist”; monitorização da pressão dos pneus; câmara multifunções; sistema “Front Assist” com sistema de travagem de emergência em cidade (City Emergency Brake); sistema de deteção de fadiga; faróis com regulação automática; faróis de nevoeiro com luzes de curva estáticas; faróis dianteiros em LED, com luz de curva dinâmica; retrovisor interior com função anti-encandeamento; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sensor de chuva; serviço de chamada de emergência “ecall”.

Nota também para: 4 jantes em liga leve “Kulmbach” 7Jx17; luz ambiente; luz interior na zona dos pés, à frente; luzes de condução automáticas com funções “Leaving-Home” e função ; manual “Coming-Home”; luzes dianteiras e traseiras em LED; navegação “Discover Media”; pacote “Lights & Vision”.

Consumos

/10

Pontuação – 6/10

O motor 1.5 TSI de 150 cv permite-nos fazer consumos médios na casa dos 7,5l numa condução ponderada. Já se quisermos explorar o que o bloco tem para dar, registos na casa dos 8/9l são facilmente alcançáveis.

Ao Volante

8/10

Pontuação – 8/10

O Volkswagen T-Roc 1.5 TSI com linha de equipamento Sport é um SUV que nos convida a explorar o lado mais dinâmico da condução. Seja pelo estilo, seja por esta ser a motorização mais potente disponível neste modelo, o T-Roc impele-nos a darmos largas à imaginação.

Em estrada é uma proposta ágil, que nos permite uma condução desenvolta, com o garante de que o conseguimos colocar facilmente onde queremos. É em percursos sinuosos, de curvas não muito pronunciadas, onde se extrai maior prazer ao volante. Situações em que o comportamento dinâmico sobressai, em sintonia com um motor – 1.5 TSI com 150 cv – que nos entrega a potência necessária e perfeitamente condizente com a estrutura do conjunto, para lazer ou diversão. Os apenas 1350 kg de peso também ajudam a que o T-Roc nos possibilite uma condução viva.

A direção e travões estão em harmonia com os desígnios ao volante. Apenas a suspensão, talhada mais para a dinâmica que para o conforto, em conjugação com os pneus em jantes de 17 polegadas, tornam a transposição do mau piso algo seca e pouco fluida, penalizando o conforto no habitáculo. Ainda que tal não seja grave, e mesmo tratando-se aqui da vertente mais desportiva do T-Roc, num modelo que orça a mais de 30.000€ pedia-se um equilíbrio maior neste particular, assim como uma suspensão mais evoluída que um eixo de torção atrás, a bem da condução e do conforto.

A caixa automática DSG de 7 velocidades tem um desempenho exímio e garante-nos passagens precisas, tanto no modo automático, como através das patilhas no volante, conjugando-se na perfeição com o motor e constituindo um bom aliado à condução.

O painel de instrumentos totalmente digital, que muda mediante os modos de condução, é uma boa ajuda à condução. A informação tem um bom grafismo, facilitando a consulta.

Motor

7/10

Pontuação – 7/10

O bloco de 4 cilindros a gasolina 1.5 TSI com 150 cv revela-se uma proposta expedita. Potência que se sente facilmente em qualquer modo de condução – Eco; Comfort; Normal; Sport; Individual -, fruto de um binário máximo de 250 Nm disponível desde as 1500 rpm. Apesar de os 8,4s dos 0 aos 100 km/h não ser um registo que impressiona, a forma como reage às solicitações do acelerador é bastante viva, com o T-Roc a revelar uma veia desportiva muito presente. Característica vincada quando acionamos o modo Sport e optamos pela troca de relações através das patilhas no volante, em que o prazer ao volante cresce.

Este é um motor com sistema de gestão ativa dos cilindros, em que quando não necessário o bloco desativa dois dos quatro cilindros, algo que favorece os consumos.

Balanço Final

8/10

Pontuação – 8/10

O Volkswagen T-Roc é um SUV com estilo que sobe um patamar com a linha de equipamento Sport, imagem que está conforme o prazer que a sua versão mais desportiva – com motor 1.5 TSI de 150 cv – nos transmite. Ágil e agradável em estrada, é uma proposta ideal para quem queira um SUV que marque pontos só de olhar, mas que seja bem mais que um modelo bonito, e que quando nos sentemos ao volante também dê gosto, já que as demais valências de SUV estão todas lá. Apenas o conforto podia ser ligeiramente melhor. O preço posiciona-o muito bem face à concorrência direta, apesar de sabermos que esta é a proposta de topo do T-Roc, e que por isso nunca será a sua versão mais procurada no mercado.

Concorrentes

Jeep Renegade Limited 1.3 Turbo 150 cv DCT – 27.857€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Mini One Countryman 136 cv – 34.092€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 163 cv Intense Cx. CVT – 33.200€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Opel Mokka X Black Edition 1.4 Turbo 140 cv 6MT – 28.530€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Skoda Karoq Ambition 1.5 TSI 150 cv 7DSG – 34.450€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Ficha Técnica

Motor

Tipo – gasolina, 4 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1498

Diâmetro x curso (mm) – 74,5 x 85,9

Taxa de compressão – 10,5:1

Potência máxima (cv/rpm) – 150/5000 – 6000

Binário máximo (Nm/rpm) – 250/1500 – 3500

Transmissão e direcção – Dianteira, transmissão automática DSG de 7 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – McPherson à frente e Eixo de torção atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 8,4s

Velocidade máxima (km/h) – 205 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 6,1/8,8/7,1

Emissões de CO2 (g/km) – 160

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4234/1819/1573

Distância entre eixos (mm) – 2590

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1538/1533

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos maciços

Peso (kg) – 1350

Capacidade da bagageira (l) – 445 até 1290 (c/ bancos traseiros rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 50

Pneus (fr/tr) – 215/55 R17

Mais/Menos


Mais

Imagem exterior / Motor / Condução / Caixa de velocidades DSG

 

Menos

Conforto / Suspensão Traseira

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Pontuação – 8/10

 Um estilo que lhe confere uma forte imagem exterior é uma característica do Volkswagen T-Roc. Um SUV que transparece um figurino de frescura e jovialidade, com um design de linhas esculpidas e marcantes. A grelha do radiador conta com faróis duplos LED integrados, frisos cromados que sobressaem em vários pontos da carroçaria (grelha dianteira, frisos das portas e tejadilho, zona inferior na lateral e saída de escape), difusor traseiro, pára-choques e plásticos a contornarem a zona inferior da carroçaria, jantes de 17” Kulmbach – específicas da versão -, a par da tonalidade bi-tom, fazem deste um carro apelativo visualmente.

Interior

Pontuação – 7/10

 No interior o estilo é menos exuberante que no exterior. O ADN sóbrio da marca faz-se sentir. A vertente mais emocional, a condizer com esta versão Sport, só mesmo nos pedais em alumínio, bancos dianteiros desportivos e molduras cromadas na zona do seletor, ecrã central e volante, o qual conta com pespontos a vermelho. A personalização é também algo que joga a favor deste modelo, permitindo-nos escolher a tonalidade interior para os painéis das portas, zona circundante ao ecrã central, painel de instrumentos e saídas de ventilação no tablier.

O espaço cumpre bem os requisitos em todos os lugares – dianteiros e traseiros. A bagageira tem 445l e chega aos 1290l com os bancos traseiros rebatidos.

O sistema Discover Media com ecrã de 8 polegadas conta com: App Connect (MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto); pacote de serviços “Security & Service” (inclui serviço de chamada de emergência, aviso automático de acidente e chamada de assistência; “Guide & Inform” (acesso a serviços online como “Importar destinos online”, “Estações de Serviço” (localização e preços), “Notícias”, “Estacionamentos” (local, disponibilidade e preços), “Meteorologia” e “Informação online de trânsito”. O ecrã central é bastante intuitivo e fácil de utilizar.

Equipamento

Pontuação – 8/10

Em termos de sistemas de assistência à condução, destaque para: assistente de manutenção na faixa de rodagem; câmara traseira de ajuda ao estacionamento; controlo automático da distância; cruise control adaptativo com sistema “Front Assist”; monitorização da pressão dos pneus; câmara multifunções; sistema “Front Assist” com sistema de travagem de emergência em cidade (City Emergency Brake); sistema de deteção de fadiga; faróis com regulação automática; faróis de nevoeiro com luzes de curva estáticas; faróis dianteiros em LED, com luz de curva dinâmica; retrovisor interior com função anti-encandeamento; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sensor de chuva; serviço de chamada de emergência “ecall”.

Nota também para: 4 jantes em liga leve “Kulmbach” 7Jx17; luz ambiente; luz interior na zona dos pés, à frente; luzes de condução automáticas com funções “Leaving-Home” e função ; manual “Coming-Home”; luzes dianteiras e traseiras em LED; navegação “Discover Media”; pacote “Lights & Vision”.

Consumos

Pontuação – 6/10

O motor 1.5 TSI de 150 cv permite-nos fazer consumos médios na casa dos 7,5l numa condução ponderada. Já se quisermos explorar o que o bloco tem para dar, registos na casa dos 8/9l são facilmente alcançáveis.

Ao volante

Pontuação – 8/10

O Volkswagen T-Roc 1.5 TSI com linha de equipamento Sport é um SUV que nos convida a explorar o lado mais dinâmico da condução. Seja pelo estilo, seja por esta ser a motorização mais potente disponível neste modelo, o T-Roc impele-nos a darmos largas à imaginação.

Em estrada é uma proposta ágil, que nos permite uma condução desenvolta, com o garante de que o conseguimos colocar facilmente onde queremos. É em percursos sinuosos, de curvas não muito pronunciadas, onde se extrai maior prazer ao volante. Situações em que o comportamento dinâmico sobressai, em sintonia com um motor – 1.5 TSI com 150 cv – que nos entrega a potência necessária e perfeitamente condizente com a estrutura do conjunto, para lazer ou diversão. Os apenas 1350 kg de peso também ajudam a que o T-Roc nos possibilite uma condução viva.

A direção e travões estão em harmonia com os desígnios ao volante. Apenas a suspensão, talhada mais para a dinâmica que para o conforto, em conjugação com os pneus em jantes de 17 polegadas, tornam a transposição do mau piso algo seca e pouco fluida, penalizando o conforto no habitáculo. Ainda que tal não seja grave, e mesmo tratando-se aqui da vertente mais desportiva do T-Roc, num modelo que orça a mais de 30.000€ pedia-se um equilíbrio maior neste particular, assim como uma suspensão mais evoluída que um eixo de torção atrás, a bem da condução e do conforto.

A caixa automática DSG de 7 velocidades tem um desempenho exímio e garante-nos passagens precisas, tanto no modo automático, como através das patilhas no volante, conjugando-se na perfeição com o motor e constituindo um bom aliado à condução.

O painel de instrumentos totalmente digital, que muda mediante os modos de condução, é uma boa ajuda à condução. A informação tem um bom grafismo, facilitando a consulta.

Concorrentes

Jeep Renegade Limited 1.3 Turbo 150 cv DCT – 27.857€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Mini One Countryman 136 cv – 34.092€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Mitsubishi Eclipse Cross 1.5 163 cv Intense Cx. CVT – 33.200€

(Veja o ensaio AQUI e conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Opel Mokka X Black Edition 1.4 Turbo 140 cv 6MT – 28.530€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

 

Skoda Karoq Ambition 1.5 TSI 150 cv 7DSG – 34.450€

(Conheça todas as versões e motorizações AQUI)

Motor

Pontuação – 7/10

O bloco de 4 cilindros a gasolina 1.5 TSI com 150 cv revela-se uma proposta expedita. Potência que se sente facilmente em qualquer modo de condução – Eco; Comfort; Normal; Sport; Individual -, fruto de um binário máximo de 250 Nm disponível desde as 1500 rpm. Apesar de os 8,4s dos 0 aos 100 km/h não ser um registo que impressiona, a forma como reage às solicitações do acelerador é bastante viva, com o T-Roc a revelar uma veia desportiva muito presente. Característica vincada quando acionamos o modo Sport e optamos pela troca de relações através das patilhas no volante, em que o prazer ao volante cresce.

Este é um motor com sistema de gestão ativa dos cilindros, em que quando não necessário o bloco desativa dois dos quatro cilindros, algo que favorece os consumos.

Balanço final

Pontuação – 8/10

O Volkswagen T-Roc é um SUV com estilo que sobe um patamar com a linha de equipamento Sport, imagem que está conforme o prazer que a sua versão mais desportiva – com motor 1.5 TSI de 150 cv – nos transmite. Ágil e agradável em estrada, é uma proposta ideal para quem queira um SUV que marque pontos só de olhar, mas que seja bem mais que um modelo bonito, e que quando nos sentemos ao volante também dê gosto, já que as demais valências de SUV estão todas lá. Apenas o conforto podia ser ligeiramente melhor. O preço posiciona-o muito bem face à concorrência direta, apesar de sabermos que esta é a proposta de topo do T-Roc, e que por isso nunca será a sua versão mais procurada no mercado.

Mais

Imagem exterior / Motor / Condução / Caixa de velocidades DSG

 

Menos

Conforto / Suspensão Traseira

Ficha técnica

Motor

Tipo – gasolina, 4 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler

Cilindrada (cm3) – 1498

Diâmetro x curso (mm) – 74,5 x 85,9

Taxa de compressão – 10,5:1

Potência máxima (cv/rpm) – 150/5000 – 6000

Binário máximo (Nm/rpm) – 250/1500 – 3500

Transmissão e direcção – Dianteira, transmissão automática DSG de 7 velocidades; pinhão cremalheira com assistência elétrica

Suspensão (fr/tr) – McPherson à frente e Eixo de torção atrás

Prestações e consumos

Aceleração 0-100 km/h (s) – 8,4s

Velocidade máxima (km/h) – 205 km/h

Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 6,1/8,8/7,1

Emissões de CO2 (g/km) – 160

Dimensões e pesos

Comp./largura/altura (mm) –  4234/1819/1573

Distância entre eixos (mm) – 2590

Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1538/1533

Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos maciços

Peso (kg) – 1350

Capacidade da bagageira (l) – 445 até 1290 (c/ bancos traseiros rebatidos)

Capacidade do depósito (l) – 50

Pneus (fr/tr) – 215/55 R17

Preço da versão base (Euros): 32622€