Lancia regressa à 1000 Miglia em 2024
1000 Miglia: o mais belo passeio de Itália

1000 Miglia 2023: Uma das corridas mais belas do mundo de regresso

By on 10 Junho, 2023

1000 Miglia. Um nome que todos os amantes de automóveis já ouviram. Também conhecida como Mille Miglia, a corrida Itália foi realizada pela primeira vez em 1927 e continuou até 1957, com algumas interrupções, antes de ser reativada como uma corrida de regularidade em 1977. A corrida original cobria uma distância de aproximadamente 1.000 milhas (daí o nome), num trajeto que fazia Brescia – Roma – Brescia.

A Mille Miglia moderna continua a percorrer as estradas que fizeram história, mas centra-se mais na precisão e no cumprimento de velocidades médias pré-determinadas do que na velocidade total, com máquinas que fazem parte do imaginário dos fãs do automobilismo

Este ano, pela primeira vez, 420 carros (405+15 na Lista Especial) irão competir em cinco etapas e mais de 2000 quilómetros. Com Andrea Vesco a perseguir o recorde de quatro vitórias consecutivas, chegando ao Piemonte como em 1947-48 e terminando em Milão.

Os dias que antecedem a partida, na terça-feira 13, oferecerão a Brescia a habitual e espetacular Village na Piazza Vittoria, local da cerimónia de selagem e ponto de encontro entre o público e os protagonistas da corrida, e o centro da cidade, onde os carros podem ser admirados de perto.

A abertura da Village acolherá a apresentação de dois projetos especiais a partir das 16h30 de domingo, dia 11: a tecnologia do Self-Driving Car, que pela primeira vez circulará em estradas abertas, e a arte contemporânea de oito esculturas temáticas de “carros” que serão doadas à cidade.

A partir das 18h30, cem carros competirão pelo Troféu Roberto Gaburri, que dará o pontapé de saída oficial das actividades desportivas num circuito citadino que partirá da Village e terminará na Piazza Paolo VI.

Estão confirmados o Ferrari Tribute e a 1000 Miglia Green, uma corrida de regularidade para modelos totalmente eléctricos.

As vozes oficiais da Radio Deejay narrarão a corrida em Brescia, ao longo do percurso e as chegadas em Cervia-Milano Marittima, Roma, Milão e Parma.

Sábado, 17 de Junho, a grande final em Brescia com a 1000 Miglia The Night: na Piazza Loggia haverá o concerto gratuito de Leo Gassmann.

A 1000 Miglia, sempre grata aos territórios pela calorosa recepção e participação todos os anos na passagem da corrida, apoia os esforços de angariação de fundos de emergência para as Cidades Inundadas lançados pelo Giornale di Brescia: no Paddock em Brescia haverá uma área dedicada onde serão fornecidas todas as informações para doações.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)