Os carros elétricos são mais amigos do ambiente que os carros com motor térmico?
Como os consumidores portugueses vêm o futuro? Mobilidade autónoma, elétricos e propriedade de veículos

42% dos condutores afirma que próximo veículo será elétrico ou híbrido, indica estudo

By on 17 Março, 2021

Numa altura em que a indústria automóvel caminha a passos largos para a eletrificação, o Observador Celetem Automóvel 2021 decidiu questionar os condutores sobre qual será o próximo veículo que pretendem adquirir. Segundo o estudo, cerca de 1 em cada 2 respondeu que o próximo carro será híbrido ou elétrico, um total de 42%

Contudo, há outras questões a ter em conta. O Observador Cetelem salienta que os inquiridos com rendimentos mais elevados tendem a optar por escolhas mais ecológicas do que aqueles que têm rendimentos baixos ou médios. Para este tipo de cliente, a gasolina continua a ser a prioridade, seguindo-se o Diesel. O custo mais elevado do automóvel elétrico e do híbrido é, assim, um fator impeditivo importante.

O Observador Cetelem questionou ainda relativamente à importância deste tipo de veículos para o combate a problemas ambientais. 85% dos inquiridos refere que este tipo de automóveis pode ajudar a resolver problemas relacionados com a poluição do ar, 82% a poluição sonora e 79% o aquecimento global.

Por fim, relativamente a infraestruturas de carregamento, cerca de um terço dos inquiridos acredita que cabe ao Estado reforçar a rede. Já sensivelmente 30% acredita que as empresas que energia também devem ser responsáveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)