Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia
Filtro de Partículas: Que cuidados deve ter na manutenção?

5 componentes do seu automóvel que precisam de revisão no fim do verão

By on 28 Setembro, 2021

Com mais um verão deixado para trás, está na altura de começar a preparar o seu veículo para os dias frios e com chuva. Conheça 5 componentes que precisam de uma atenção extra.

Com o mês de setembro a chegar ao fim, grande parte das famílias portuguesas já fizeram as suas férias de verão. A temperatura começa a baixar, os dias começam a ficar mais cinzentos e a chuva torna-se um pouco mais comum. É também uma altura em que o seu carro precisa de uma atenção extra. De facto, o calor e as longas deslocações a que foram submetidos no verão, podem afetar o rendimento de alguns componentes que necessitam agora de uma revisão. Saiba quais são:

Pneus

Como seria de esperar, os pneus são o primeiro componente desta lista. Com as altas temperaturas do verão a borracha é submetida a temperaturas mais elevadas, o que favorece um desgaste superior. Assim, é aconselhável que faça uma revisão, não só à pressão dos mesmos, mas também ao piso. Tal como poderá ler aqui, há vários tipos de desgaste do pneu que deverá ter em conta.

Sistema de refrigeração

Com as temperaturas elevadas, o sistema de refrigeração é submetido a um trabalho redobrado. Assim, deverá rever os níveis do líquido de refrigeração. Para além disso, é também aconselhável que realize uma breve análise das tubagens que compõe o sistema para perceber se existe, ou não, alguma possível fuga ou tubos que necessitam de substituição.

Travões

À semelhança do que acontece com os pneus, os travões também são expostos a temperaturas mais elevadas durante o verão. Isto ajuda a que possa existir um desgaste prematuro das pastilhas.

Escovas limpa para-brisas

No outono, começam a aparecer com maior frequência os dias de chuva. Para que consiga ver a estrada sem qualquer problema, é necessário que as escovas limpa para-brisas estejam nas melhores condições. Com o calor, a borracha poderá ficar ressequida e danificada, pelo que deverá perceber se está na altura de as substituir.

Nível do óleo

Se foi de férias e levou o seu veículo, saiba que as grandes deslocações podem reduzir o nível do óleo. Sendo este componente bastante importante para o bom funcionamento do motor, deverá rever o mesmo através da análise da vareta. Caso o seu veículo tenha 10 ou mais anos, este ponto torna-se ainda mais importante.

Deixou o carro em casa? Desgaste também acontece

Caso tenha deixado o seu “amigo de 4 rodas” em casa durante as férias, saiba que o mesmo também poderá precisar de uma revisão. Devido à paragem de vários dias deverá ter em atenção, igualmente, a todos os componentes mencionados em cima, mas também um foco especial na bateria. Apesar de ser um componente com um desgaste contínuo, quer o carro esteja a andar ou não, as temperaturas elevadas ajudam a aumentar o desgaste. Desta forma, quando chega o inverno, a baixa temperatura do motor e do óleo exigem maior potência do motor de arranque e, consequentemente, da bateria. Algo que a mesma poderá não ter capacidade de proporcionar devido ao desgaste que sofreu durante o verão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)