5 estrelas para os 5 carros testados pela Euro NCAP

By on 9 Setembro, 2021

Cinco automóveis novos, representando uma vasta gama de tipos de propulsão, foram testados na última ronda de testes de segurança Euro NCAP e todos eles, com avaliação 5 estrelas.

As primeiras ofertas europeias de duas marcas chinesas – o híbrido Lynk & Co 01 e o elétrico da NIO, o ES8 – atingem a classificação máxima de cinco estrelas.  O Audi Q4 e-tron, que já demos conta anteriormente, também obteve a classificação máxima de cinco estrelas. O Toyota Mirai, um dos poucos carros alimentados por uma célula de combustível de hidrogénio, seguiu o ritmo e foi avaliado com as cinco estrelas, tal como o novo Subaru Outback, o único carro convencionalmente alimentado nesta versão. 

A Lynk & Co é uma marca nova na Europa e o 01 tira partido da sua ligação Geely para partilhar os seus fundamentos com o Volvo XC40. O pequeno SUV híbrido/híbrido plug-in tem um bom desempenho em tudo, mas destaca-se a sua pontuação de 96 por cento para protecção dos ocupantes adultos, incluindo uma pontuação máxima para impacto lateral.  Isto, e um conjunto completo de características de segurança ativa, ajudam-no a garantir a sua classificação de cinco estrelas.

Outro carro chinês que é novo na Europa é o ES8 da NIO. À venda primeiro na Noruega, o elétrico de 6/7 lugares, também dá boa conta de si, especialmente na área da segurança ativa. Com excelentes resultados no seu sistema autónomo de travagem de emergência e um complemento de outras características de prevenção de colisões, o NIO ganha uma classificação de 92 por cento para a Assistência de Segurança.

O novíssimo, mas convencionalmente alimentado Subaru Outback brilha mais na área da segurança ativa com uma pontuação excepcional de 95 por cento para a Assistência de Segurança. Tal como o NIO, o carro está equipado com um sistema que deteta sinais de fadiga ou deficiência diretamente dos movimentos oculares do condutor e combina isto com o comportamento da direcção para emitir um aviso quando é necessária uma pausa. O Subaru e o NIO estão entre os primeiros carros de produção a incluir esta tecnologia inovadora, que se espera venha a tornar-se mais corrente nos próximos anos.

O Mirai da Toyota está entre os primeiros carros a utilizar uma célula de combustível de hidrogénio para produzir a eletricidade necessária para conduzir o motor elétrico. Com um tanque de alta pressão que armazena o hidrogénio, a segurança é de extrema importância e o Mirai de última geração assegura-o com uma classificação de cinco estrelas. Compreendendo que alguns consumidores podem estar apreensivos com a tecnologia, a Euro NCAP prestou uma atenção extra à segurança no momento do choque e pós acidente do Mirai, mas descobriu que o facto de ser alimentado por hidrogénio não teve qualquer efeito sobre a sua segurança inerente.

O Q4 e-tron da Audi atua tão bem como os primos do grupo VW com os quais partilha a omnipresente plataforma MEB. Tal como o VW ID.4 e o Skoda Enyaq antes dele, o carro recebe uma classificação máxima de cinco estrelas, refletindo um desempenho sólido e completo.

O Secretário-Geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen, disse que, “a ronda de testes destaca a direção em que a tecnologia automóvel está a avançar. Todos os carros, exceto um, são eletrificados de uma forma ou de outra. O Mirai tem tecnologia de células de combustível de hidrogénio. Estes movimentos são impulsionados por uma necessidade de maior protecção do ambiente. Mas os automóveis têm também alguma da mais recente tecnologia de segurança ativa e isto, também, faz parte de uma tendência que já se verifica há algum tempo e continuará a verificar-se, para salvar vidas nas estradas da Europa. Os fabricantes destes automóveis não lhe pedem para escolher entre salvar o planeta ou salvar a sua família, e nem lhe devem pedir isso!”

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