5 ‘passos’ para uma viagem segura

By on 29 Maio, 2017

O tempo quente oferece um convidativo estímulo para nos fazermos à estrada e passearmos para este ou aquele destino. Algo que é sinónimo de aumento de trânsito e, naturalmente, de cuidados redobrados na capítulo da segurança rodoviária. Porém, há pequenos ‘detalhes’ a ter em conta quando circulamos na estrada, independentemente de haver ou não mais movimento. Daí que aqui deixamos algumas dicas simples que facilmente contribuem para o aumento da nossa segurança ao volante, seja  em viagens de curta ou longa distância. Talvez até as saibamos todas, mas quem nunca incorreu em, pelo menos, uma delas?

André Duarte

5 dicas para aumentar a segurança ao volante:

All-new CX-5_BCN 2017_Detail_26

Não é recomendável levar os veículos excessivamente carregados, ir por estradas movimentadas e fazer viagens muito longas. Um veículo muito carregado afeta a capacidade de manobras e é necessário, mesmo que não o pareça, algum tempo para a ele nos habituarmos. A par disso, viajar com bagagem excessiva pode reduzir a visibilidade, além de aumentar as distâncias de travagem. Devemos por isso adaptar o nosso estilo de condução ao ‘estado’ do veículo, que naturalmente muda se estiver ou não carregado.

P90245016_highRes_the-new-bmw-5-series

Evitar a acumulação de calor no automóvel. As altas temperaturas têm o mesmo efeito que um nível de álcool de sangue de 0,5. Planear também as horas de viagem para coincidirem com as alturas mais frescas do dia. Principalmente em casos de viagens longas, o calor podem bem torná-las ‘impossíveis’…

All-new CX-5_BCN 2017_Interior_04

Para os que viajam com passageiros nos lugares traseiros, devem certificar-se de que mantêm os olhos na estrada e em circunstância alguma se viram para trás. Uma tarefa tendencialmente mais difícil de ‘cumprir’ quanto mais novos forem os passageiros, como no caso de filhos mais novos. A uma velocidade de 100 km/h um automóvel percorre cerca de 30 metros por segundo. Daí que, o simples movimento, que é muitas vezes levado a cabo de forma tão natural e irrefletida, de nos virarmos para trás para falarmos com eles ou outros passageiros, deve ser evitável a todo o custo.

426183284_Nissan_X_Trail_4Dogs

Em situação alguma permitir que os animais de estimação se movam livremente no automóvel. Devemos ter cuidado para os prender com um arnês de segurança ou num transportador bem ventilado. Não só o animal pode magoar-se numa situação de manobra inesperada ou de travagem de emergência, mas também os restantes passageiros.

103492_2017_honda_civic

Ainda não estamos no Verão, mas pouco falta e é uma altura do ano em que 1 em cada 6 acidentes são causados por pneus insuflados incorretamente. Por exemplo, uma carga pesada, o reboque de uma caravana ou atrelado acrescem tensão no veículo e pneus. Se o veículo está carregado, com passageiro e bagagem, devemos aumentar a pressão nos pneus. O calor do verão também aumenta a pressão de ar nos pneus. Por isso, devemos aferir a pressão dos pneus quando estes estiverem “frios”, antes da viagem, e a um nível de pressão que tenha em conta o peso do carro carregado. Claro que este é um cuidado que devemos ter todo o ano, e não apenas no verão.

Fonte: BFGoodrich

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)