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571 ou 612 cv? Uma boa questão Mercedes

By on 3 Fevereiro, 2017

A Mercedes acaba de revelar o lançamento de uma nova carrinha em duas variantes, com nomes tão proporcionalmente compridos quanto aquilo que oferecem: Mercedes AMG E 63 4MATIC+ Station e Mercedes AMG E 63 S 4MATIC+ Station. O véu será publicamente levantado no Salão de Genebra, a comercialização a partir de abril e a chegada às garagens dos futuros proprietários deverá começar a acontecer em junho. Uma coisa é certa, vem aí muito potência…

Motor: A fazer jus à sigla AMG temos o motor 4.0 litros V8 biturbo, com 571 cv e 750 Nm de binário máximo, entre as 2250 e 5000 rpm, na versão, vamos eufemisticamente chamar, menos robusta, e 612 cv na variante S, que apresenta uma nova marca ao nível de binário máximo, 850 Nm, disponível entre as 2500 e as 4500 rpm. Ao cronómetro, a diferença nos 0-100 km/h é de 1s entre as versões: 3,5s a S; 3,6s a E 63 4MATIC+.

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Transmissão: A potência é colocada em marcha através do sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+, pela primeira vez, totalmente variável. Um acoplamento de controlo eletromecânico liga variavelmente o eixo traseiro de tração permanente ao eixo dianteiro a fim de gerar a melhor distribuição possível de binário, a qual é calculada continuamente. Deste modo, a Station passa a poder ser conduzida de forma variavelmente contínua com tração integral ou com tração puramente traseira. O E 63 4MATIC+ Station está equipado com um diferencial mecânico com autoblocante no eixo traseiro, enquanto o modelo S está equipado com uma versão controlada eletronicamente. A caixa de 9 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT conta com melhorias em termos de hardware e software, permitindo reduzir os tempos de passagens de caixa. 

Quatro os modos disponíveis: Comfort, Sport, Sport Plus e Individual. Há disposição há ainda um botão M, para se passar diretamente ao modo manual, com as as passagens de caixa a serem exclusivamente feitas através de patilhas. Aqui a versão S destaca-se por ter ainda um modo RACE.

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Travões: Quatro discos ventilados com furações de 360 mm – pinças fixas de seis êmbolos na frente e de um êmbolo atrás. A versão S conta também com quatro discos ventilados com furações, mas de 390 mm – como opcional a Mercedes disponibiliza um sistema de travagem compósito de Carbono-Cerâmica AMG com discos de travão de 402 mm no eixo dianteiro e de 360 mm no eixo traseiro.

Nova suspensão: Com câmaras pneumáticas. O sistema de eixo dianteiro de quatro braços é constituído por componentes em alumínio forjado com triângulos da suspensão, braço de suporte e braço e controlo da mola. Os componentes do controlo independente das rodas e da suspensão permitem uma aceleração lateral superior com um esforço mínimo aplicado ao sistema da direção. O eixo traseiro totalmente redesenhado e também concebido especificamente para o modelo foi adaptado para uma maior dinâmica do veículo.

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Design exterior: À semlhança do coupé, o capot está inserido entre os guarda-lamas e o para-choques, criando maior dinamismo de linhas. A largura aumentou em 27 mm e os guarda-lamas abrangem a maior largura do eixo dianteiro e as rodas de maiores dimensões. As proteções das embaladeiras dão a aparência de um maior comprimento. Tudo cria uma traseira mais musculada com um pára-choques equipado com um painel em forma de difusor e duas duplas ponteiras de escape duplas cromadas. A bagageira varia entre os 640 e 1820 litros. O encosto do banco traseiro pode agora ser posicionado mais verticalmente a um ângulo de 10 graus – o que permite criar um volume de carga adicional de 30 litros e manter ao mesmo tempo a disponibilidade dos cinco lugares para os ocupantes. Além disso, o encosto do banco traseiro pode ser repartido e rebatido na proporção de 40:20:40. O destrancamento do banco é realizado eletricamente.

Design interior: Aqui destacam-se alguns pormenores: volante desportivo AMG revestido em pele de cor preto; e bancos desportivos. A versão S conta com revestimento em pele no tablier e nas faixas de cintura; cintos de segurança na cor cinza; e um volante com uma marca na cor cinza disposta no centro da secção superior do aro.

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Intelligent Drive: O E 63 4MATIC+ Station da versão S inclui o Serviço Concierge – disponibiliza vários tipos de informação como meteorologia; mercados acionistas; recomendações de percurso; ou sugestões de eventos desportivos ou culturais. Os dados de navegação necessários são transmitidos diretamente para o veículo. Este serviço é gratuito durante o primeiro ano.

‘Edition 1’ para o E 63 S 4MATIC+ Station: Após o lançamento, e durante cerca de um ano, o E 63 S 4MATIC+ Station estará disponível exclusivamente sob a forma de ‘Edition 1’. Disponíveis estão as pinturas selenite grey magno ou night black magno. Há ainda o pack AMG Night – o modelo irá contar com frisos de cor cinza claro acima dos painéis das embaladeiras; jantes AMG de 20 polegadas de 7 raios duplos pintadas em preto fosco e acabamento de alto brilho; bancos desportivos AMG revestidos em pele preta, com pespontos em amarelo; e apontamentos em amarelo no volante desportivo AMG, nos painéis das portas, na consola central, nos tapetes AMG e no relógio analógico desenhado pela IWC. O volante desportivo revestido em microfibra DINAMICA na cor preto inclui a inscrição ‘Edition 1’ e uma marca na cor preto disposta no centro da secção superior do aro.

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