O que se sente ao volante de um CUPRA R?
17 anos de evolução do Seat Leon Cupra

6 Huskies e 1 trenó VS 1 Seat e 300 cv – duelo de titãs

By on 27 Março, 2017

Há ideias que podem parecer caricatas no papel, ligeiramente anedóticas em conversa, mas extremamente engraçadas ao serem postas em prática. Colocar 6 Huskies a puxar um trenó num lago gelado na Lapónia contra um Seat Leon Cupra de 300 cv – o mais potente na história da marca – pilotado por Jordi Gené pode ser um exemplo que cumpre as premissas iniciais do presente texto. Foi exatamente isso que a Seat fez lembrando, em comunicado, que a resistência dos huskies permite-os percorrer perto de 130 km por dia a uma velocidade máxima de até 40km/h. Já o Seat, é bem capaz de fazer ‘um bocadinho mais’. Numa aposta no fair play, o objetivo foi fazer sobressair o que de melhor existe em cada um: a resistência destas raças ancestrais e os 300 cavalos do carro mais potente da Seat.

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Para garantir a maior justeza nas apreciações e que nada fosse deixado ao acaso, a marca realizou vários tópicos comparativos para se perceber o melhor de cada um dos lados da ‘barricada’,  que passamos a citar antes de irmos ao vídeo:

Potência e resistência: enquanto o Leon CUPRA se destaca pelo seu comportamento, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, os huskies destacam-se pela sua resistência, embora também estejam entre as 20 raças de cães mais velozes do mundo. São capazes de tiradas de 5 dias, com velocidades máximas de 40 km/h e atrelando o equivalente ao seu próprio peso, isto é, cerca de 30 kg.

1 metro de gelo sob as rodas: quase um metro de gelo sobre o lago Pikku-Nissi, um dos 188.000 existentes na Finlândia, permite que os automóveis e os trenós puxados por cães o atravessem sem problemas, entre o final do ano e até meados de abril.

Mentalidade de líder: Mamba e Mustys são os líderes da matilha e guiam a equipa na travessia. Susi Normand, que treina os cães, assegura que eles assumem a liderança naturalmente: “Devem ser muito fortes mentalmente e corajosos”. “Como os pilotos”, sorri Jordi.

Sobre qualquer superfície: A aderência das patas dos cães permite-lhes correr sobre o gelo e sobre a neve à mesma velocidade. Gené também aproveita ao máximo o sistema 4Drive e os pneus de inverno com pregos especiais para a condução extrema no gelo.

A menos 25ºC: para os huskies, os -5ºC que marca o termómetro são próprios de um dia quente. A temperatura ideal para os huskies oscila entre -10 e -25 graus centígrados. Da mesma forma que a pelagem dos cães permite que suportem o frio, os automóveis também suportam temperaturas muito baixas. De facto, são submetidos a testes entre os -40ºC e 110ºC para garantir que a qualidade é mantida independentemente das condições climáticas.

Travões tão potentes como os próprios: tal como o Cupra está equipado com pinças de travão com 4 êmbolos da Brembo, o trenó recorre a uma barra de metal dentada. Os dois veículos precisam de travões ao nível da sua potência. Na verdade, a força dos cães é tal que exige que o condutor apoie os dois pés sobre a barra para que os cães não arranquem antes da ordem de partida. Em andamento, este dispositivo melhora a estabilidade da cadeira e atenua o efeito de pêndulo nas curvas.“Nós abordamos as curvas da mesma forma: travamos antes para colocar o veículo na trajetória correta”, garante Jordi.

Campeões de raça pura: os huskies participam em numerosas competições de trenós puxados por cães em todo o mundo, como o Campeonato Mundial Europeu ou a Corrida do fim do Mundo na Argentina. Do seu lado, os Cupra conquistaram têm dois recordes em Nürburgring, onde tanto o Leon ST como o de 5 portas registaram um tempo inferior a 8 minutos.

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Lançados os dados, aqui fica o resultado:

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