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6 sistemas de assistência à condução essenciais para a cidade

By on 23 Setembro, 2017

Independentemente de gostarmos mais ou menos de conduzir, uma coisa é certa, ninguém gosta do trânsito citadino, ‘rico’ em situações várias, que podem ir de uma simples circulação a baixa velocidade, ao pára/arranca ou a minutos intermináveis parados em filas de trânsito sem sair do mesmo sítio.

Aparte destas situações, o próprio tráfego diário de uma cidade exige, muitas vezes, uma redobrada atenção por parte dos condutores. Nesse sentido, há vários sistemas de assistência à condução que se podem revelar muito úteis. Conheça seis que consideramos serem essenciais para os percursos citadinos, percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.

André Duarte

Nota: De marca para marca os sistemas abordados podem variar ligeiramente no nome assim como na forma de atuação (como por exemplo, nas velocidades a que reagem).

Alerta de transposição involuntária da faixa: é um sistema que, quando transpomos de forma involuntária a linha da nossa faixa de rodagem não utilizando os piscas, deteta que o condutor o fez sem intenção, alertando-o com um aviso que pode ser sonoro, visual e/ou através da vibração do volante (algo que pode variar de marca para marca).

Câmara de visão traseira e Top Rear Vision: quando engrenamos a marcha-atrás há uma câmara que permite ver no ecrã no tablier a imagem da traseira, assinalada com marcadores de cor com base na proximidade de obstáculos, bem como uma imagem restaurada do ambiente traseiro a 180 °. Uma ajuda muito útil na sempre difícil manobra de estacionamento.

Park Assist: também muito útil é este sistema que nos ajuda a estacionar, em paralelo ou em espinha. Após a solicitação do condutor, o sistema permite a deteção automática de um lugar, conduzindo depois a viatura para o respetivo espaço vago em segurança. Quanto a nós, basta-nos engrenar a marcha-atrás, acelerar e travar.

Travagem automática de urgência Active Safety Brake: emite um alerta sonoro e visual, para reduzir os riscos de colisão que surjam de frente, travando pelo condutor. A câmara multifunções localizada na parte superior do pára-brisas deteta os obstáculos, por exemplo, um veículo que siga na mesma direção ou que esteja parado, parando o nosso veículo quando deteta o risco de colisão.  As velocidades de atuação podem dependem de marca para marca.

 

Sistema de vigilância de ângulo morto: muito eficaz para não termos surpresas a surgirem-nos enquanto conduzimos, este sistema funciona através da apresentação de um pictograma nos retrovisores exteriores da presença de um veículo nos chamados ângulos mortos.

Reconhecimento dos sinais de trânsito: por vezes podemos estar a circular e nem sempre vemos ou nos apercebemos das variações dos limites de velocidades. Este sistema lê e transmite essas informações ao condutor através do painel de instrumentos, permitindo também registar esta velocidade como a limite no controlador de velocidade;

 

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