Lamborghini: Novo logótipo da marca italiana
Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre

60º aniversário celebrado com 382 Lamborghini no Circuito de Silverstone

By on 5 Maio, 2023

Chegaram mais de 380 Lamborghini ao Circuito de Silverstone para o “Lamborghini Day”, a celebração oficial no Reino Unido do 60º aniversário do fabricante italiano de superdesportivos, a Automobili Lamborghini.

A par da apresentação oficial no Reino Unido do novo Lamborghini Revuelto, o primeiro Lamborghini híbrido, os convidados foram até ao Circuito de Silverstone para uma volta de apresentação única: a presença de 382 Lamborghini no circuito de F1, um espetáculo nunca visto, criou um recorde histórico para a Lamborghini, pelo maior número de carros em pista de uma só vez.

Os Lamborghini partiram dos 11 concessionários do Reino Unido em comboios Bull Run, para chegarem ao Circuito de Silverstone, em Northamptonshire, onde foram recebidos pelos diretores da Lamborghini: Stephan Winkelmann, Presidente e CEO, juntamente com o Diretor Técnico, Rouven Mohr, o Diretor de Design, Mitja Borkert e o Diretor de Vendas e Marketing, Federico Foschini apresentaram aos convidados o novo Lamborghini Revuelto – o primeiro super desportivo V12 híbrido. Com 1015cv de um motor V12 naturalmente aspirado combinado com três motores elétricos, é o primeiro High Performance Electrified Vehicle (HPEV).

“O Reino Unido continua a ser um dos nossos principais mercados a nível mundial, com um número crescente e fiel de clientes e fãs da Lamborghini”, afirmou Stephan Winkelmann.”As celebrações do nosso 60º aniversário em Silverstone, o circuito de corridas mais emblemático do Reino Unido, são um justo tributo à nossa marca, aos nossos clientes e aos milhões de pessoas do mundo inteiro que se interessam apaixonadamente pela Lamborghini e nos seguem através dos eventos e das redes sociais. É também a ocasião perfeita para o lançamento oficial no Reino Unido do novo Lamborghini Revuelto: o primeiro High Performance Electrified Vehicle (HPEV) que, com a sua combinação de um motor V12 aspirado e três motores elétricos, assinala não só o primeiro veículo eletrificado da Lamborghini, mas também dá continuidade ao nosso ADN de super desportivo em termos de design, tecnologia, performance e emoções dinâmicas da Lamborghini.”

Depois de terem assinado uma obra de arte especial criada para comemorar o 60º aniversário do fabricante de automóveis, Stephan Winkelmann e os restantes diretores juntaram-se aos proprietários para conduzir no emblemático circuito do Grande Prémio de Silverstone. Os 382 automóveis conduzidos pelos pilotos profissionais da Lamborghini da equipa Squadra Corse deram a volta ao circuito, criando um espetáculo de cores e um recorde histórico para a Lamborghini, com o maior número de automóveis juntos numa pista.

No regresso ao icónico edifício Wing de Silverstone, os convidados dedicaram o resto do dia a explorar as várias facetas do fabricante italiano de superdesportivos. A equipa de design Centro Stile da Lamborghini, liderada por Mitja Borkert, fez demonstrações ao vivo do processo de design e o lounge Ad Personam permitiu aos clientes explorar as vastas opções de personalização de um novo Lamborghini, com possibilidades praticamente ilimitadas no que respeita a cores e acabamentos.

Houve uma exposição de automóveis clássicos da Lamborghini, incluindo o 400 GT, Miura, Espada, Countach, Diablo e LM 002, organizada pelo Lamborghini Polo Storico: o departamento especializado que gere o restauro, a certificação, os arquivos e as peças sobresselentes dos modelos históricos, com uma equipa disponível para responder às perguntas dos clientes. Através de uma exposição sobre a sustentabilidade, os clientes puderam conhecer as diversas iniciativas da Lamborghini que sustentam e desenvolvem a certificação de neutralidade carbónica da empresa, obtida em 2015.

Na área da mezzanine, o parceiro responsável pelos relógios da Lamborghini, Roger Dubuis, apresentou os seus modelos exclusivos. A Barwell Motorsport, do Reino Unido, apresentou o Lamborghini Huracan GT3 EVO, um carro de corrida multicampeão, que participa na série GT britânica e no GT World Challenge Europe como parceiro oficial da divisão de desportos motorizados Squadra Corse da Lamborghini.

O Lamborghini Day UK é apenas uma das celebrações internacionais do 60º aniversário da marca italiana, que começou em janeiro com a inauguração do recém-renovado Museu Lamborghini em Sant’Agata Bolognese e a exposição “The Future Began In 1963”. Seguiu-se o Lamborghini Day Japan. No dia 24 de maio, a digressão do 60º Anniversary Giro será realizada em Itália, terminando no dia 28 de maio na Piazza Maggiore em Bolonha com um Concours d’Elegance aberto ao público, onde se espera a participação de mais de 150 Lamborghinis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)