Quer aumentar a longevidade do seu carro? Evite estes comportamentos
Como reduzir o consumo de combustível e as emissões? Estas dicas podem ajudar

7 dicas que vão ajudar os pneus a durar mais tempo

By on 25 Fevereiro, 2021

Se acha que os pneus do seu carro estão a gastar-se demasiado depressa, talvez este artigo seja para si. A Goodyear decidiu fazer uma lista de 7 conselhos que o podem ajudar a aumentar a longevidade dos pneus e, para além de o ajudar a poupar, garantem uma circulação mais segura. Conheça-os:

Verificar as pressões dos pneus

Os pneus perdem pressão com o passar do tempo, e uma pressão de enchimento insuficiente pode danificá-los. Os valores devem ser verificados, pelo menos, uma vez por mês, e sempre antes das viagens com carga completa. Ainda que, atualmente, muitos veículos estejam equipados com sistemas eletrónicos de controlo da pressão dos pneus (TPMS), esta também deve ser controlada manualmente com um manómetro. Caso não tenha um em casa, pode sempre recorrer aos instalados nas bombas de combustível.

Como saber qual é a pressão correta? Geralmente, os valores de pressão encontram-se no manual do veículo. Aí poderão ser encontradas, ainda, as indicações relativas ao nível de carga e velocidade, elementos também presentes na parede lateral do pneu. 

Inspecionar a banda de rolamento do pneu

Uma simples verificação visual da banda de rolamento dos pneus, efetuada periodicamente, tal como a relativa às pressões, garante que os pneus estão nas melhores condições. 

Para tal, basta observar as nervuras entre as bandas, assim como o centro dos bordos exteriores, para detetar sinais evidentes de desgaste ou qualquer objeto que possa ter ficado incrustado. 

Rodar os pneus

Por norma, os pneus instalados no eixo dianteiro de um veículo desgastam-se de forma diferente dos do eixo traseiro, contudo, ao trocar a sua posição, da frente para trás, e vice-versa, pode otimizar-se a vida útil dos pneus. Embora seja algo que não é válido para todos os veículos, rodar os pneus é uma forma de prolongar a sua vida útil. 

Como saber quando rodá-los? Os períodos de rotação variam, mas, caso se conduza com frequência a alta velocidade, ou se realizem longas viagens com a carga completa, é recomendável fazer rotações mais regulares. Caso seja observado um desgaste desigual da banda de rolamento do pneu, tal também pode ser indicador da necessidade de rotação. 

Equilibrar e alinhar os pneus

Se verificar o desgaste dos pneus desigual, isso pode ser indicador de problemas mais graves de alinhamento das rodas ou de equilíbrio dos pneus. Um alinhamento correto das rodas faz com que os pneus durem mais.  

Para saber se é esse o caso basta conduzir o veículo e soltar o volante por breves instantes em linha reta. Se o veículo se desviar para qualquer um dos lados, ou se o volante não ficar centrado ou vibre, deve ser revisto numa oficina especializada. O desgaste desigual dos pneumáticos, caso não seja corrigido, colocará em perigo também a efetividade dos mesmos. 

 Comprar pneus que cheguem mais longe

Os pneumáticos corretos, com tecnologia mais moderna, podem chegar mais longe e durar mais.  

Melhorar os hábitos de condução

Os bons hábitos de condução também reduzem a necessidade de comprar pneus novos com frequência.  Um estilo de condução mais suave e cuidadoso, evitando as imperfeições da estrada, beneficiará a vida útil dos pneus e vai garantir que oferecem a sua melhor performance. Pelo contrário, acelerações e travagens bruscas, ou uma condução agressiva sobre bandas sonoras e buracos, também danificarão os pneus. 

Reciclar ou reutilizar 

Na Europa, todos os anos, são recolhidas mais de 3 milhões de toneladas de pneus no final da sua vida útil, para serem reciclados ou reutilizados. Assim sendo, na altura em que seja previsível que os pneus montados no veículo já não podem ser utilizados, e sejam necessários pneus novos, deve ser garantido que os velhos são eliminados de forma responsável, para, assim, poder ser-lhes dada a oportunidade de uma segunda vida, e contribuir para a economia circular.  

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)