7 lendas do Grupo B vão a leilão

By on 26 Janeiro, 2021

Os carros de Grupo B do Campeonato do Mundo de Ralis são alguns dos mais lendários de sempre da competição. Agora, a Artcurial vai realizar um leilão no dia 5 de fevereiro em que vai contar com sete exemplares de Grupo B, uma coleção reunida por Michel Hommell e Olivier Quesnel, que se encontrou num museu até então. Porém, chegou a altura de arranjar uma nova garagem para estas verdadeiras pérolas.

Audi Sport Quattro

Começamos pelo mítico Audi Sport Quattro S1 de 1988 com o chassis #85ZGA905016. Este exemplar foi utilizado na primeira edição da “corrida dos campeões”. Mais tarde, foi parar ao museu após ter partido o turbo num evento de caridade, enquanto estava a ser conduzido por, imagine-se, Bruno Saby, Ari Vatanen e Michèle Mouton. Quanto ao preço, a leiloeira espera um valor entre 1 e 1.3 milhões de euros, o mais caro deste grupo.

Lancia 037 Evo 2

O próximo exemplar é um Lancia 037 Evo 2 de 1985. Este foi adquirido pela dupla nos anos 90 e, infelizmente, não é conhecido o passado desta unidade #ZLA151AR000000412. Talvez por isso o preço esperado seja bastante inferior, entre os 500 e os 800 mil euros.

Peugeot 205 Turbo 16 Evolution 2

Igualmente de 1985 encontramos o Peugeot 205 Turbo 16 Evolution 2 com o chassis #VF3741R76E5200009. Conduzido por Timo Salonen no Rali da Suécia em 1986, foi depois utilizado no Campeonato Europeu de Rallyrcoss onde foi estrela. De facto, esta unidade venceu três títulos antes de chegar às mãos de Olivier Quesnel. O preço esperado é algo entre 600 e 800 mil euros.

Lancia Delta S4

O segundo exemplar da Lancia remete-nos para o Delta S4 de 1986 com o chassis #227. Apesar de ter sido conduzido por Miki Biasion numa prova comemorativa, o cancelar dos regulamentos do Grupo B impediram um futuro de possível sucesso. Mais tarde, correu em provas de Rallycross antes de ter sido comprado por Michel Hommel. Tal como o Peugeot, também o preço esperado é entre 600 e 800 mil euros.

Renault 5 Maxi Turbo

O quinto membro deste grupo, Renault 5 Maxi Turbo, com o chassis #PT8220E00001, foi a mesma que iniciou a carreira de Carlos Sainz. Neste caso, o preço esperado é entre os 400 e os 600 mil euros.

Ford RS200

O espetacular Ford RS200 de 1985 (#015) pertenceu a um piloto norueguês antes de ser adquirido por Olivier Quesnel. Quem o quiser, pode esperar um preço entre os 250 e os 500 mil euros, segundo a Artcurial.

MG Metro 6R4

O último, mas não menos importante, membro da lista é o MG Metro 6R4 de 1985 com o chassis #SAXXRWNP7A0570016. Originalmente construído com volante à direita, foi modificado para que a condução fosse feita à esquerda. O preço pretendido varia entre os 280 e os 360 mil euros.

Fonte: Artcurial

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)