BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
Custo dos elétricos é a maior barreira à sua aquisição em Portugal

81% dos portugueses gostariam de ter apoios à compra de automóvel ajustados ao rendimento familiar

By on 29 Março, 2021

Segundo o Observador Cetelem Automóvel 2021, a grande maioria dos inquiridos portugueses quer apoios à compra de automóveis ajustados ao rendimento. Numa altura em que a existe uma fragilidade económica causada pela pandemia de covid-19, os portugueses gostariam que o Estado desempenhasse um papel ativo na cativação e revalorização do automóvel. De facto, o parque automóvel português é um dos mais envelhecidos da Europa e uma medida deste género poderia ser benéfica para tentar dar a volta a uma situação crítica, principalmente numa altura em que tanto se pede a transição elétrica.

Neste sentido, 81% dos portugueses acredita que os apoios dados pelo Estado devem ser ajustados aos rendimentos das famílias que queiram adquirir um automóvel, ou seja, dar especial atenção e criar medidas que ajudem as que têm rendimentos mais baixos. Neste estudo, a percentagem dos inquiridos portugueses só é superada pela Turquia e Itália.

Contudo, espera-se que seja estabelecido uma espécie de pacto entre os Estados e os agentes da indústria automóvel, em que os apoios só sejam concedidos mediante o cumprimento de determinadas condições por parte do setor automóvel. Uma destas medidas consiste na indústria manter os postos de trabalho na sua totalidade – 84% dos inquiridos ambiciona que tal aconteça. A segunda medida mais desejada prende-se com o compromisso das marcas em não aumentarem os seus preços (81%). O respeito pelo ambiente volta a não ser esquecido, com 81% dos inquiridos a entender que este respeito é fundamental para o direito à concessão de apoios.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)