Dacia Jogger Extreme + ECO-G 100 – Ensaio Teste
Toyota e Daihatsu falsificaram resultados de testes de segurança em veículos de mercados emergentes

Os testes mais recentes do Euro NCAP incluem o DS4, o Honda HR-V e o Dacia Jogger

By on 13 Abril, 2022

Já foram divulgados os resultados dos testes mais recentes do Euro NCAP e enquanto o DS 4 e o Honda HR-V conseguiram bons resultados, o Dacia Jogger nem por isso.

A conhecida organização independente de testes de segurança a veículos, acaba de revelar a segunda lista de resultados deste ano. O DS 4 conquistou quatro estrelas, mas consegue a quinta com um pacote opcional de equipamento, o Honda HR-V fica com quatro estrelas e o Dacia Jogger revelou resultados menos positivos com apenas uma estrela.

Testes de Segurança Euro NCAP 2022 – DS 4

Os resultados obtidos pelo DS 4 resultam de um conjunto de soluções de proteção que são mais ou menos semelhantes aos restantes modelos do segmento, não faltando um capot ativo destinado à proteção de peões e o novo airbag central entre o condutor e o passageiro da frente. Nos testes de travagem de emergência, no entanto, os resultados não foram brilhantes. Isto porque na versão base do DS 4, este sistema baseia-se apenas nas informações da camara, que nem sempre são as mais precisas. E nesta configuração, o resultado é de apenas quatro estrelas. No entanto, esta gama inclui um opcional designado por “Safety Pack Plus”, que já inclui um radar de distância, suficiente para melhorar os resultados e conquistar a estrela em falta.

Testes de Segurança Euro NCAP 2022 – Honda HR-V

A nova geração do Honda HR-V, que acaba de chegar ao mercado apenas com uma versão híbrida, também conquistou apenas um resultado de quatro estrelas. Enquanto a grande maioria dos resultados o levariam para as cinco estrelas, alguma falta de robustez nos sistemas de retenção, especialmente no que diz respeito às crianças, nos lugares traseiros, fizeram com que o resultado global ficasse apenas nas quatro estrelas.

Testes de Segurança Euro NCAP 2022 – Dacia Jogger (Sandero Stepway nas imagens)

O terceiro modelo desta fase de testes é o Dacia Jogger e aqui o resultado anunciado é de apenas uma estrela. Nas imagens, contamos com um Sandero Stepway e não com um Jogger, o que não deixa de ser incomum, mas a Euro NCAP explica porque é que isso acontece com a seguinte declaração: “O Jogger é um modelo que está associado ao Dacia Sandero Stepway. A Euro NCAP comparou ambos os veículos para verificar que os resultados do Sandero podem ser aplicados ao Jogger e realizou testes adicionais, quando necessário. Consequentemente, este filme também inclui testes realizados no Dacia Sandero Stepway”.

Em termos de resultados, a Euro NCAP refere apenas a falta do aviso de não-utilização dos cintos de segurança na fila traseira de assentos e que na lista de testes, a classificação do Jogger fica mesmo com apenas uma estrela, ainda abaixo do Sandero que tinha duas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)