Mercado de usados: Importação de veículos decresceu
Preço dos carros usados: Tendência de subida tem desacelerado

A maioria dos portugueses pesquisa… carros usados topo de gama

By on 10 Setembro, 2021

É sempre interessante este tipo de informação até porque diz muito do que são as pessoas e do que é o mercado. A CarNext, um dos principais marketplaces digitais de carros usados da Europa, reuniu os dados da utilização feita pelos consumidores portugueses na sua plataforma no primeiro semestre de 2021 e as conclusões mostram que o smartphone é o dispositivo preferido para fazer pesquisas, e as marcas topo de gama são as mais procuradas.

Nos primeiros seis meses do ano, o smartphone foi o dispositivo mais utilizado para aceder ao site da CarNext, com mais de 74% dos visitantes a darem preferência a este dispositivo no momento de procurar um carro usado.

As marcas topo de gama continuaram a ser as mais procuradas no segundo trimestre do ano, à semelhança do que aconteceu nos primeiros três meses de 2021. A Mercedes-Benz foi a preferida dos consumidores portugueses que fizeram pesquisas no site da CarNext, seguida pela BMW e a Volvo.

No que diz respeito aos modelos mais procurados, as ‘stationwagon’ são as mais procuradas, com os citadinos compactos a manterem-se no segundo lugar do pódio e os SUV em terceiro lugar.

Na primeira metade de 2021 a tendência de pesquisa acompanhou o crescimento da procura de carros usados, com 68% do tráfego da plataforma a pertencer a novos visitantes.

Ainda acompanhando esta tendência, os dados revelados pela CarNext mostram que as idades dos utilizadores da plataforma se distribuem de maneira homogénea, com a faixa etária entre os 45 e os 54 anos a destacar-se ligeiramente, ocupando 21% das visitas. Por aqui também se percebe o resultado das buscas…

Luís Lopes, Managing Director da CarNext em Portugal, afirma que “o número de novos visitantes é um bom indicador de que a procura de carros usados é uma tendência que continua em crescimento em todas faixas etárias. Por trás desta tendência existe um trabalho de anos na promoção de uma nova visão de mercado e na construção da confiança que hoje os consumidores depositam na CarNext. Não existem surpresas nas marcas de carros usados mais procuradas, até porque o novo mercado de carros usados, com preços atrativos e carros seminovos, potencia a procura pelo carro dos sonhos.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)