A nova e mais evoluída geração do Škoda Fabia já chegou ao mercado nacional

By on 18 Maio, 2022

A quarta interpretação do Škoda Fabia está finalmente em solo nacional, mais espaçosa, mas tecnológica, mais conectada e com os preços a começarem abaixo dos 20 mil euros.

Vinte e dois anos depois do início da sua comercialização, o pequeno Fabia continua a fazer história com a chegada da sua quarta geração. É a primeira a incluir a plataforma modular do Grupo Volkswagen, partilhada com o Volkswagen Polo e com o Seat Ibiza, por exemplo, e por essa razão é também a mais generosa em termos de tamanho.

O comprimento do novo Fabia chega agora aos 4,11 metros, sendo que a largura também aumentou, a altura diminuiu, mas a distância entre eixos também está um pouco maior, o que se traduz em mais espaço disponível do habitáculo. Antes disso, no entanto, podemos ainda referir o trabalho efetuado pela Škoda no novo Fabia, conseguindo adaptar as linhas dos modelos mais recentes para o formato compacto deste modelo e com um resultado bastante apelativo.

A enorme grelha dianteira é um dos elementos de maior destaque, seguindo-se o desenho dos novos grupos óticos, que integram as tecnologias mais recentes em LED, tanto na frente como na secção traseira. Na parte de trás do Fabia, as letras que compõem o nome da marca passam também para uma posição central mais visível, em vez do tradicional logo redondo.

A bordo da nova geração deste modelo, um dos elementos de maior destaque é o novo painel de instrumentos totalmente digital, que pode ser personalizado através dos seus diferentes modos de visualização. Além deste, o monitor central de comando tátil é outro dos elementos que no capta a atenção, uma vez que, na sua posição de grande destaque, nos mostra uma solução com uma boa resolução e com diversos dos comandos que acabamos por utilizar com mais frequência. Nem sequer falta a possibilidade de utilizar os sistemas Apple CarPlay ou Android Auto, sem fios, enquanto o telefone pode ficar a carregar na plataforma existente para o efeito. Com a nova geração deste modelo surgem também novos serviços conectados e a possibilidade de controlar algumas das funções do carro através do smartphone, usando uma aplicação específica para esta finalidade.

Em termos de espaço, e tal como já tínhamos mencionado anteriormente, o novo Fabia passa a ser um dos modelos com a melhor oferta do seu segmento, uma vez que a maior distância entre eixos se traduz num espaço mais amplo para quem se senta nos lugares traseiros, mas também numa bagageira com uma capacidade que chega agora aos 380 litros.

Uma das coisas que nunca faltará a um modelo da Škoda e que é tão interessante são as soluções Simply Clever que a marca desenvolve para cada um dos seus modelos. Trata-se de um conjunto de soluções, ideias e equipamentos que parecem não ter uma importância assim tão grande, mas que na altura certa conseguem dar tanto jeito. Com o novo Fabia, por exemplo, está presente um chapéu de chuva na porta do condutor, mas também um segundo espelho retrovisor central que tem a função de nos mostrar o que os miúdos estão a fazer nos bancos traseiros. Nesta mesma área, há também uma pequena tomada USB-C, caso se queira instalar uma dash-cam no Fabia, sem ter de ficar com um cabo pendurado. Além disto, há ainda diversas soluções de arrumação no habitáculo e na bagageira, essencialmente destinadas aos objetos mais pequenos.

A gama de motorizações do novo Škoda Fabia é totalmente composta pelo bloco de apenas um litro e três cilindros em linha, mas com três patamares de potência (80, 95 e 110 cavalos), sendo que a versão mais potente pode receber a companhia da caixa de velocidades DSG. Com o novo modelo, para já, pelo menos, não existe qualquer opção equipada com um motor diesel, mas também não há nenhuma que já inclua a ajuda da eletricidade para uma otimização da utilização, tanto em termos de potência como para a obtenção de médias de consumo mais comedidas.

Em termos de preços, a base da oferta faz-se com a versão Ambition, equipada com o motor 1.0 de 80 cavalos, disponível por 19.272 euros. A versão Style começa nos 23.492 euros e com o motor 1.0 TSI de 95 cavalos e depois há ainda as opções de 110 cavalos, as equipadas com a caixa automática DSG de dupla embraiagem e a original opção Monte Carlo de visual mais desportivo, ficando o valor mais elevado da gama em torno dos 25 mil euros.

Numa fase de lançamento, a gama terá uma versão de equipamento First Edition com um nível de acabamentos mais personalizado e que será, provavelmente, a mais interessante da gama até chegar o Monte Carlo.

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