Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

A paixão de um cliente da Porsche por um muito exclusivo tom de verde

By on 16 Abril, 2022

A cor escolhida para cada automóvel tem sido um tema bastante importante para a marca e que faz parte da experiência Porsche.

A grande maioria dos modelos ao longo da sua extensa história, sempre tiveram disponível uma palete de cores com diversas opções distintas e com a possibilidade de criar algo único e diferente, caso as opções disponíveis não fossem suficientes. Mas para um determinado cliente da marca, há uma tonalidade que se tornou obrigatória para os seus modelos, aqui recriada pela Porsche Exclusive Manufaktur na criação do seu novo 911 Speedster.

Os tons verdes já têm uma longa história na Porsche. O próprio Ferry Porsche sempre quis que os seus carros da empresa fossem pintados num elegante e subtil tom de verde, como o OakGreenMetallic, o OliveGreen, o EmeraldGreenMetallic ou o Brewstergreen. E é uma tradição que tem sido continuada pelo Dr. Wolfgang Porsche, uma vez que, ainda hoje, há diversos carros na sua coleção privada que estão pintados com os mesmos tons escolhidos pelo seu pai há mais de meio-século.

Foi justamente um desses modelos que despertou a paixão de que lhe falamos hoje. Numa visita ao museu da marca, este cliente da Porsche descobriu o 993 Turbo S que o Dr. Porsche ainda gosta de conduzir na montanha austríaca Grossglockner.

A carroçaria pintada com o código 22B “Brewstergreen” foi amor à primeira vista e o início de uma obsessão contínua com este raro e subtil esquema de pintura. “Não sou um grande fã de cores metálicas e fiquei muito cativado pelo Brewstergreen por ser muito subestimado“, explica. “Parece preto em alguns ambientes, mas quando é visto com uma boa luz, o verde não passa despercebido“.

Os tempos que se seguiram foram bastante preenchidos para este clientes e para a Porsche Exclusive Manufaktur, uma vez que lhes foi solicitada uma pintura Brewstergreen para um 911 Turbo S (991.2) e também para um 911 GT3 Touring pouco tempo depois, já com experiências que incluíam os tons Noto Green no habitáculo e British Racing Green no rebordo das jantes.

A combinação resultou perfeita e o modelo que se seguiu foi um 911.2 Speedster, pelo que o cliente decidiu viajar até Zuffenhausen para uma configuração mais personalizada. Pelo caminho, recebeu a informação que havia um slot disponível para um “Paint to Sample” personalizado pela Exclusive Manufaktur e sem qualquer hesitação, ficou imediatamente decidido que a carroçaria iria receber o seu tom preferido, o Brewstergreen.

Mas desta vez, a configuração foi ainda mais longe e, no habitáculo, todos os elementos possíveis de personalização adotaram o tom Noto Green que já tinha experimentado no GT3. E para as rodas, foi também escolhido o Brewstergreen, mas com uma extremidade prateada para contraste.

Desde colocar as amostras de tinta e couro durante o almoço para ver como interagiam, até ver os esboços, foi uma experiência como nenhuma outra“, recorda. “Houve pequenos detalhes que realmente melhoraram a experiência de uma forma geral, muito para além do próprio carro. Pude vê-lo antes de ele sair de Zuffenhausen e conhecer algumas das pessoas que nele tinham trabalhado. A sua paixão e alegria de trabalhar no projeto fizeram com que se sentisse ainda mais uma ocasião especial“.

Os resultados são um automóvel icónico adequado à paixão de um homem, mas também um reflexo da dedicação e habilidades da equipa da Porsche Exclusive Manufaktur, que envolve o cliente em cada passo do caminho. “Foi uma honra, um prazer e um privilégio realizar o meu sonho“, diz o proprietário. “Estou mais do que satisfeito com os resultados finais e, como se pode ver pela quilometragem e pelo desgaste do couro, adoro sair e conduzir o carro. A viagem foi tão única e pessoal que não me consigo ver nunca a separar-me dela. É uma combinação que pode não agradar a todos, mas que para mim é a perfeição“.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)