Porsche termina produção do Boxster e Cayman
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

A Porsche tem disponível um kit para o 911 GT3 capaz de melhorar o seu desempenho

By on 4 Junho, 2022

É um trabalho desenvolvido pela Manthey Performance exclusivamente para o 911 GT3, mas que consegue torná-lo ainda mais eficiente em circuitos como o Nordschleife.

O Manthey Performance Kit destinado ao 911 GT3 está disponível através do catálogo da Porsche Tequipment com componentes destinados a uma utilização em pista e inclui diversos elementos e melhorias que, em circuitos como o Nordschleife deixam este modelo mais rápido em cerca de quatro segundos por volta.

Entre as modificações incluídas está um grande trabalho efetuado ao nível da aerodinâmica, com um spoiler dianteiro de maiores dimensões e pequenos defletores laterais no para-choques da frente, mas também diversos elementos na zona inferior do carro que melhoram a força descendente no eixo dianteiro.

Na parte de trás, a asa traseira também aumentou de tamanho e recebeu componentes extra na zona exterior e nas laterais para a deixar ainda mais eficiente, sendo que algumas destas peças foram produzidas em fibra de carbono por causa do peso. E na zona inferior, as laminas do defletor de ar também são agora produzidas em fibra de carbono e com uma dimensão superior às origens. Para terminar o capítulo da aerodinâmica, há também coberturas para as jantes do eixo posterior produzidas, igualmente, em fibra de carbono.

Além das melhorias aerodinâmicas, a Manthey, em colaboração com a Porsche, desenvolveu um novo conjunto de coilovers reguláveis para o 911 GT3 com quatro posições possíveis e nas quais a resposta e a compressão podem ser afinadas facilmente sem a necessidade de utilização de ferramentas. As molas também mudaram, subindo a secção dianteira em dez por cento e descendo a secção traseira em sete por cento, contribuindo para uma melhor precisão quando a condução é feita nos limites, mas sem tornar o carro impossível de conduzir nas deslocações mais convencionais.

Em opção, é ainda possível optar por um novo conjunto de jantes forjadas com um diâmetro de 20 e 21 polegadas, que reduzem o peso do conjunto em 7,3 quilos e estão disponíveis com um acabamento que nos permite optar entre quatro cores diferentes (Brilliant Silver, Dark Silver, Neodyme e Black, tendo este último um composto mais acetinado.

Com o kit da Manthey são também incluídas novas tubagens em aço, bem como pequenas alças para reboque. E em opção, podem ser adicionadas novas pastilhas de travão e as soleiras das portas iluminadas com o logo da Manthey Performance.

Com este kit instalado no 911 GT3, o piloto da Porsche Kévin Estre conseguiu efetuar uma volta ao traçado de 20,6 quilómetros do Nordschleife em 6:55,737, ou seja, menos 4,19 segundos do que o tempo registado pelo 911 GT3 de série no ano passado, sendo que ambos estavam equipados com um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R. E para assistir a esta alucinante volta, aqui fica o vídeo do momento.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)