Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

A versão contemporânea do Volkswagen Bus será apresentada a 9 de março

By on 25 Fevereiro, 2022

A nova família de modelos elétricos ID da Volkswagen vai crescer. Mas agora, será através da presença de uma interpretação moderna de um dos maiores ícones da marca alemã, o VW Bus. E como se trata de uma nova e elétrica interpretação, o seu novo será ID.Buzz!

O novo modelo da família de automóveis elétricos da Volkswagen será apresentado oficialmente no próximo dia 9 de março e com duas versões: uma com cinco lugares destinada a passageiros e outra mais pensada para mercadorias com a designação Cargo.

Depois da apresentação deste concept em Detroit, em janeiro de 2017, o burburinho em torno deste modelo nunca diminuiu, tornando-se quase obrigatório que a Volkswagen desenvolvesse uma versão de produção de forma a satisfazer todos os interessados.

Entretanto, passaram cinco anos e a versão final está pronta para ser conhecida. O pão-de-forma do século XXI vai finalmente chegar ao mercado, equipado com um motor elétrico e com um visual muito mais futurista que o seu antecessor espiritual.

A frota de pré-produção já anda a passear pela Europa, não só para criar o “Buzz” necessário em torno deste modelo, graças a uma decoração que não passa despercebida em lado nenhum, mas também com o objetivo de fornecer as informações necessárias para as últimas afinações, antes de se dar início à produção.

Tal como o modelo original, ao qual vai buscar muita inspiração, há uma frente com um desenho mais ou menos em V, mas também uma configuração com as rodas muito próximas das extremidades da carroçaria. A distância entre eixos fica quase nos três metros, mas o comprimento total deste modelo não fica muito acima dos 4,7 metros.

A motorização escolhida, elétrica, claro, está montada no eixo posterior, o qual está encarregue de passar a potência para o asfalto. No total, são 204 cavalos de potência e 310Nm de binário, alimentados por uma bateria de 82 kWh, instalada numa posição bastante baixa, por baixo do habitáculo, o que também melhora a dinâmica deste modelo.

O espaço a bordo é mesmo muito amplo e a versão Cargo, por exemplo, com três lugares na frente e uma divisória para o compartimento de carga, tem uma volumetria de quase quatro metros cúbicos.

Nesta nova geração, o sistema de infotainment estará preparado para atualizações OTA (over the air) e outros serviços de conectividade, por entre uma imagem do habitáculo que se aproxima dos restantes modelos da família ID de modelos elétricos.

A apresentação oficial do novo ID.Buzz e ID.Buzz Cargo está marcada para o próximo dia 9 de março, mas o início da comercialização nos mercados europeus só deve acontecer lá para setembro. Resta agora saber quando é que a Volkswagen criará uma versão ID do seu Beetle. Já há diversas ideias e esboços, mas, para já, nada está garantido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)