Alpine entra no mundo do hidrogénio pela porta da competição com o Alpenglow 
Alpine A290: Apresentação oficial marcada para as 24h de Le Mans

A110 Première Edition, o coupé desportivo que marca o regresso da Alpine

By on 4 Janeiro, 2018

O totalmente novo A110 Première Edition é um leve e elegante coupé desportivo que marca o regresso da Alpine. Fiel ao ADN da marca, o A110 Première Edition privilegia a agilidade absoluta e o prazer de condução, sem sacrificar o conforto.

Este coupé de dois lugares, com motor central traseiro, é construído em alumínio, para minimizar o peso, e está equipado com uma sofisticada suspensão de duplos triângulos. O A110 Première Edition possui um motor turbo de 1.8 litros a gasolina, com quatro cilindros, que desenvolve 252 Cv e, como todos os Alpine, dispõe de tração traseira.

Limitada a 1955 exemplares – uma alusão ao ano em que a Alpine foi fundada – o A110 Première Edition foi totalmente reservado em apenas cinco dias depois de abertas as encomendas. Sendo o primeiro modelo da marca desde há duas décadas, o A110 Première Edition assinala, assim, o renascer da Alpine.

Para além do seu rico legado na construção de automóveis desportivos leves e ágeis, cujo habitat natural são as sinuosas estradas de montanha, a Alpine forjou, também, a sua reputação na competição automóvel ao mais alto nível. Os seus principais momentos de glória incluem a conquista do Campeonato Mundial de Ralis, em 1973, e a vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1978.

É com esse espírito que a Alpine compete, atualmente, nas provas internacionais de resistência. O seu programa para o Campeonato Mundial de Endurance LMP2 FIA revela bem a ambição e o empenho da marca no desporto automóvel. Uma novidade para 2018 é o recém-anunciado troféu monomarca Alpine Europa Cup, que será organizado pela Signatech.

Michael van der Sande, Diretor-Geral da Alpine, afirma: “É um enorme privilégio relançar uma marca que desperta tamanha paixão, mas é, também, uma grande responsabilidade. Esta paixão pela Alpine, dentro do Grupo Renault e entre os entusiastas dos automóveis desportivos, é enorme. Há muito que tínhamos a ambição de fazer regressar a Alpine e agora é o momento certo.”

“No novo A110 Première Edition recuperámos os princípios fundamentais responsáveis pelo sucesso da Alpine nos anos sessenta e setenta – como as dimensões compactas e a leveza – e aplicámo-los com tecnologias modernas. É um absoluto prazer conduzir este automóvel em estradas sinuosas ou em pista, mas também é muito confortável de conduzir no dia-a-dia.

Relançar a Alpine

O projeto Alpine foi anunciado em 2012 e, quatro anos mais tarde, em 2016, o show car Alpine Vision foi revelado no Mónaco. Um ano mais tarde, o A110 Première Edition foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Genebra. Concebida como uma marca autónoma integrada no Grupo Renault, a Alpine dispõe de equipas dedicadas de design e engenharia.

O A110 Première Edition será comercializado em 11 mercados europeus, bem como no Japão e na Austrália, e será vendido em concessionários dedicados – cerca de 57 só na Europa – por conselheiros com excelente formação e profundos conhecimentos.

O lote inicial de 1955 A110 Première Edition foi disponibilizado através de uma aplicação para telemóvel, que permitiu aos compradores fazer um depósito reembolsável e reservar um automóvel. Todos os A110 Première Edition foram reservados no espaço de cinco dias, o que ilustra bem o entusiasmo dos apaixonados por automóveis desportivos relativamente ao regresso da Alpine. As encomendas para o modelo de produção em série abrirão em breve, apesar da aplicação poder ser utilizada para garantir já uma posição na lista de espera. As entregas do A110 Première Edition terão início na Europa Continental, no começo de 2018.

O A110 será produzido na fábrica da Alpine, em Dieppe, no norte de França. Construídas pelo fundador da Alpine, Jean Rédélé, em 1969, as instalações de Dieppe continuaram a produzir, nos últimos anos, pequenas séries de automóveis de alto desempenho da Renault Sport. A produção Alpine regressa a Dieppe e, como parte do relançamento, a fábrica foi modernizada e fortemente melhorada.

Alpine A110 2018 (esq.) Alpine A110 1961-1977 (dir.)

Bernard Ollivier, Diretor-Geral Adjunto da Alpine, afirma: “Em 2012, no início do projeto, fui nomeado para criar um novo automóvel desportivo Alpine, partindo de uma folha em branco. Tinha de ser fiel ao ADN da Alpine – agilidade graças à leveza, muito elegante e um prazer de conduzir.”

“Partindo de uma folha em branco, também pudemos criar a nossa própria plataforma. Defini um objetivo de peso de 1100 kg para o automóvel, o que é muito difícil de atingir. É por este motivo que decidimos utilizar alumínio no chassis e na carroçaria. O resultado final, apenas 1080 kg (1103 kg para o Première Edition), significa que atingimos o nosso objetivo de tornar o A110 um dos automóveis mais leves na sua classe.”

Michael van der Sande acrescenta: “A primeira coisa que fizemos quando anunciámos o regresso da Alpine foi desenvolver uma linguagem de design que fizesse jus aos modelos originais e que demonstrasse, também, a nossa ambição e modernidade. Depois, desenvolvemos um conceito técnico – construção leve e prazer de condução absoluto – que faria com que o nosso novo automóvel se destacasse no segmento dos automóveis desportivos. Desde o início, afirmámos que o novo automóvel tinha de ser fiel ao ADN da Alpine. Só depois de conseguirmos isso é que construímos o modelo de negócio correspondente.”

“A produção está de regresso à fábrica de Dieppe, na mesma unidade de produção utilizada para construir modelos Alpine há tantos anos. Foi necessário um planeamento aprofundado e um investimento elevado na fábrica – cuja produção foi prevista para números anuais inferiores a dez mil unidades – de modo a colocá-la em conformidade com os níveis pretendidos de acabamento, construção, consistência e qualidade.”

Construção em alumínio

Leve, ágil e excitante de conduzir, o A110 Première Edition é, acima de tudo, um verdadeiro Alpine.

A sua leveza e a perfeita distribuição do peso permitem que o condutor se sinta um só com a máquina. O chassis e a carroçaria em alumínio estão na base do equilíbrio e da agilidade do A110. Com apenas 1080 kg, o A110 ocupa o seu próprio nicho no segmento dos automóveis desportivos, oferecendo uma experiência de condução verdadeiramente única.

Alpine A110 Première Edition

Foram tomadas medidas adicionais de redução de peso, como componentes da suspensão em alumínio, bancos desportivos superleves Sabelt (cada banco pesa apenas 13,1 kg) e travões Brembo, que integram o travão de estacionamento na pinça traseira principal e cuja utilização é uma estreia mundial. Só isto permite poupar 2,5 kg.

Suspensão de duplos triângulos

O A110 também deve a agilidade ao polivalente sistema de suspensão de duplos triângulos, que oferece múltiplas vantagens ao nível de condução e da manobrabilidade.

A primeira vantagem é a cinemática de suspensão linear. Quando o automóvel “rola” nas curvas, a suspensão permite que as superfícies de contacto dos pneus assentem de forma plana sobre a estrada, o que se traduz num permanente e elevado nível de aderência. Quanto mais pronunciada for a curva, mais firmemente os pneus se apoiam sobre a superfície da estrada e maior aderência geram.

Alpine A110 Première Edition

Este controlo permite que os engenheiros recorram a barras estabilizadoras leves e ocas, uma vez que não é necessário contrariar a natural tendência para o oscilar do automóvel. A utilização desta suspensão significa, também, que as molas possam ser bastante macias. Daqui resulta uma qualidade de viagem muito confortável e excelentes capacidades de absorção de irregularidades no piso, mantendo a agilidade e a reatividade sem necessidade de amortecedores adaptativos.

Dada a eficiência do chassis em gerar aderência nas curvas, os engenheiros puderam instalar pneus Michelin Pilot Sport 4 205/40 R18 à frente e 235/40 R18 atrás. Estes pneumáticos são montados em jantes forjadas Otto Fuchs de 18 polegadas que contribuem, também, para a redução do peso.

Prazer de condução sempre confortável

O facto do depósito de combustível estar situado imediatamente atrás da linha do eixo dianteiro contribui para distribuição de peso 44:56 do A110, que é perfeita para um coupé desportivo com motor central. Com o conjunto de sistemas de ajuda ao condutor – incluindo ABS, controlo de tração e controlo de estabilidade – o A110 é seguro, confortável e perfeito para conduzir no dia-a-dia.

O espaço de arrumação dianteiro, de 100 litros, é suficiente para duas malas de cabine lado a lado, enquanto o compartimento de arrumação traseiro, de 96 litros, permite arrumar dois capacetes integrais mais um saco de viagem.

Fornecidos pela conceituada Brembo, os discos de travão de 320 mm do A110, dotados de pinças em alumínio com quatro pistões (à frente), oferecem um forte e resistente poder de travagem. Por sua vez, o sistema de controlo de estabilidade dispõe de um modo Sport bem como de uma definição Track (que permite um pouco mais de derrapagem antes de atuar), proporcionando uma condução mais empolgante, mas sempre segura. Para utilização em pista, o sistema ESP pode ser totalmente desativado, independentemente do modo de condução selecionado.

Alpine A110 Première Edition

Os três modos de condução são Normal, Sport e Track. Quando o condutor muda de modo, parâmetros como a resposta de aceleração, a assistência da direção, a rapidez das passagens de caixa, o som do escape e a ação do controlo de estabilidade são adaptados, para proporcionar uma experiência de condução mais viva, empolgante e emocionante. O ecrã TFT digital de 10 polegadas, integrado no painel de instrumentos, também muda consoante o modo de condução.

Motor turbo para o melhor desempenho

Com a saída de escape ao centro – equipamento de série na Première Edition – o A110 combina a normalidade no quotidiano, em modo Normal, com o som arrebatador de um autêntico automóvel desportivo nos modos Sport e Track. O motor de 1.8 litros, com quatro cilindros, injeção direta e turbocompressor – personalizado pela Alpine com sistemas específicos de admissão, escape e turbo, a que se junta uma calibragem à medida – desenvolve uma potência máxima de 252 Cv às 6.000 rpm, com 320 Nm de binário logo a partir das 2.000 rpm.

O reativo e enérgico motor transmite a potência às rodas traseiras através de uma transmissão de dupla embraiagem Getrag de sete velocidades, de cárter húmido, com relações específicas. A caixa de velocidades proporciona mudanças de velocidade rápidas e combina uma função manual – em que o condutor pode mudar de velocidade com as patilhas em alumínio – com um confortável modo automático. A função de diferencial eletrónico proporciona uma excelente tração, mesmo em pisos escorregadios.

A ótima relação potência/peso (4,3 kg / Cv) do automóvel, juntamente com a função launch control (controlo de arranque), permitem que o A110 acelere até aos 100 km/h em 4,5 segundos. A velocidade máxima está eletronicamente limitada a 250 km/h. A construção leve assegura uma excelente eficiência no consumo de combustível (6,1 l/100 km, combinado) e também baixas emissões de CO2 (138 g/km).

Aerodinâmica funcional

Com o fundo plano e o difusor traseiro, a aerodinâmica cuidadosamente elaborada torna desnecessário o spoiler traseiro. Isto preserva a elegante e intemporal silhueta do A110 Première Edition. As entradas de ar no para-choques dianteiro criam uma cortina à frente das rodas dianteiras, melhorando o fluxo de ar e reduzindo a resistência ao avanço.

Alpine A110 Première Edition

Outra das características importantes do automóvel é a sua reduzida área frontal. As dimensões compactas e os pneus relativamente estreitos significam que o A110 Première Edition gera um atrito mínimo, o que melhora a aceleração e a eficiência.

Alpine A110 Première Edition

Equipamento de série de alto nível

O A110 Première Edition, edição especial, dispõe de uma lista de opções onde apenas é possível escolher uma das 3 cores: Alpine Blue (azul), Noir Profond (preto) e Blanc Solaire (branco nacarado).

Todos os exemplares do Alpine A110 Première Edition estão equipados com jantes em alumínio forjado de 18 polegadas, um escape desportivo ativo, sistema áudio Focal, pormenores interiores em fibra de carbono, pedais em alumínio escovado, bancos desportivos Sabelt com acabamentos em pele e uma placa Première Edition numerada na consola central.

Alpine A110 Première Edition

David Twohig, Engenheiro-Chefe da Alpine, afirma: “O A110 Première Edition é uma oferta única no segmento e, evidentemente, é fiel ao ADN da Alpine. Estou orgulhoso por termos conseguido redescobrir muitas das qualidades que tornaram a condução dos primeiros Alpine tão boa, só que com o conforto, o desempenho e a segurança dos tempos atuais.”

Laurent Hurgon, piloto responsável pelos testes e desenvolvimento, acrescenta: “O mais importante para mim é que não tem de se ser um piloto de competição para desfrutar do A110 e não tem de se conduzir muito depressa para sentir a emoção. Também é muito confortável de conduzir no dia a dia. No entanto, para condutores mais experientes, o seu desempenho é de muito alto nível.”

“O A110 é um automóvel de estrada, mas como é tão leve e ágil, também é ótimo para conduzir em pista. Pode sentar-se ao volante e conduzi-lo até ao seu local de trabalho ou divertir-se em estradas de montanha ou mesmo num circuito de corrida.”

Design e interior

Inspirado pelo A110 Berlinette original, o mais icónico modelo da Alpine, o A110 Première Edition é o elo de ligação entre o legado da marca e o seu futuro. Liderada pelo francês Antony Villain, a equipa de design propôs-se captar o espírito da Alpine e criar uma linguagem de design que resistisse ao teste do tempo.

Os faróis duplos à frente, os flancos fluidos, a característica nervura no capô e o vidro traseiro são herdados do A110 Berlinette, enquanto as luzes diurnas LED e as luzes traseiras LED em forma de “X”, com pisca-piscas dinâmicos, deixam adivinhar os desempenhos e a engenharia avançada. Por sua vez, a linha singular e graciosa, que flui da parte dianteira à parte traseira do automóvel, é um traço de design característico da Alpine. Os designers puderam criar uma forma pura e elegante, imediatamente reconhecível como sendo um Alpine.

Alpine A110 Première Edition

O acesso ao habitáculo de alta qualidade é dos mais fáceis no segmento dos automóveis desportivos, graças à soleira baixa. A consola central suspensa e os apoios de banco expostos proporcionam uma sensação de leveza, enquanto os bancos desportivos Sabelt, com acabamentos em pele, permitem minimizar o peso. Quanto ao sistema áudio Focal, recorre a altifalantes que integram a tecnologia Flax Cone patenteada, para proporcionar um som nítido e puro, enquanto os pedais em alumínio e o apoio para os pés do passageiro espelham a leve construção em alumínio do automóvel.

Ostentando com orgulho uma placa numerada na consola central, cada A110 Première Edition vem totalmente equipado de série. A navegação por satélite, o ar condicionado e o cruise control asseguram que o A110 Première Edition é prático para o quotidiano e divertido de conduzir. Por sua vez, a telemetria Alpine permite aos condutores registarem os tempos de volta numa pista e guardar os dados de desempenho de condução.

Alpine A110 Première Edition

O A110 Première Edition também dispõe de conectividade MySpin ao telemóvel, que “espelha” o smartphone do condutor, para uma utilização mais simples e segura em andamento.

Antony Villain, Chefe de Design da Alpine, afirma: “Como entusiasta de automóveis, criar um novo Alpine foi uma oportunidade de sonho. O A110 Berlinette é um carro tão icónico que foi perfeitamente natural usá-lo como referência para o novo modelo.”

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)