Os Competition Packages da Audi chegam agora aos modelos A4/S4 e A5/S5
Qual é o tipo carro ideal para si: Familiares grandes – hatchback

A5 e S5 Sportback, as novas pérolas Audi

By on 18 Fevereiro, 2017

Os amantes da marca dos quatro anéis têm motivos para sorrir, com o lançamento em Portugal da nova geração do A5 Sportback, equipada com uma suspensão totalmente reformulada, motores potentes, características inovadoras de infotainment e sistemas de assistência à condução. Já o S5 oferece um novo motor de seis cilindros turbo que debita 354 Cv e um binário máximo de 500 Nm. Os novos Audi A5 e S5 Sportback chegam agora ao mercado nacional. O preço do A5 Sportback começa a partir de 47.760 euros (2.0 TDI 190). O motor V6 turbo do novo Audi S5 Sportback eleva ainda mais a fasquia.

Antes de entrarmos em pormenores, aqui ficam (imagens em baixo) as fichas técnicas dos modelos:

E respetivos preços:

Exterior

Marcado por um longo capot, maior distância entre eixos e curta distância entre o centro dos eixos e as respetivas extremidades da carroçaria. A esculpida grelha Singleframe é significativamente mais plana e ampla do que na geração anterior deste modelo de cinco portas. A linha de ombros em forma de onda é agora tridimensional, criando uma interação de luz e sombra. A seção traseira exibe um estilo horizontal e a extremidade da porta da bagageira termina com um característico spoiler. Os novos Audi A5 e S5 Sportback num têm faróis LED e Matrix LED com sinais de mudança de direção dinâmicos, opcionais.
Farolins em LED tridimensionais e grande luz de travagem no topo do óculo traseiro, de série.

Medidas: comprimento de 4,733 metros (+ 21 mm); distância entre eixos de 2,824 metros (+14 mm); largura de 1,843 metros (72,6 mm); altura de 1,386 metros (-5 mm);

Interior

O incremento das dimensões e a maior distância entre eixos beneficiam o espaço interior. O habitáculo ganhou 17 mm de comprimento e a quota ao nível dos cotovelos para o condutor e passageiro dianteiro aumentou até 9 mm e 11 mm, respetivamente, enquanto o espaço para as pernas atrás também teve um significativo incremento de 24 mm. A iluminação ambiente em LED (de série) destaca uma escolha de 30 tons reguláveis para o interior. O novo A5 Sportback também redefine o valor de referência da categoria em termos aero acústicos. A bagageira é de 480 l. A Audi também oferece esta variante de cinco portas com controlo elétrico por movimento (de série) para abrir a tampa do compartimento de bagagem através de um movimento do pé. De série, o banco traseiro é rebatível. Totalmente rebatidos permitem que a capacidade da bagageira ascenda até 1.300 litros.

Em opção: bancos com massagem pneumática e ventilação;
ar condicionado automático de luxo de 3 zonas para uma elevada qualidade do ar com a utilização de um novo interface com comando sensitivo; teto de abrir solar panorâmico em vidro para uma maior luminosidade do interior; porta da bagageira elétrica, opcionalmente com abertura e fecho através do sensor de movimento. 

Componentes mecânicos

Motorizações: O novo Audi A5 Sportback é proposto na fase de lançamento com cinco motores: dois TFSI e três blocos TDI. A potência aumentou consideravelmente, estando agora compreendida entre os 190 Cv e 286 Cv.

2.0 TFSI com 252 Cv e um binário máximo 370 Nm; 3.0 TFSI com 354 Cv e um binário máximo 500 Nm; 2.0 TDI com 190 Cv e um binário máximo 400 Nm; 3.0 TDI com 286 Cv e um binário máximo 620 Nm.

Com uma cilindrada de 2.995 cm3, o motor de seis cilindros debita uma potência de 354 Cv – mais 21 Cv do que o motor do modelo anterior. O binário máximo deste motor de injeção direta é de 500 Nm entre as 1.370 e as 4.500 rpm. A aceleração o-100 km/h é de 4,7s e a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h. Consumo anunciado de 7,3 l/100 km, o que equivale a 166 g/km de emissões de g/km de CO2.

Transmissão: O novo Audi A5 Sportback tem uma caixa manual de seis ou a caixa de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades, propostas com os motores de quatro cilindros com tração dianteira ou quattro. A caixa tiptronic de oito velocidades é reservado para o bloco diesel de topo de gama com 286 Cv e o motor do S5. Estes motores são sempre acompanhados pelo sistema de tração quattro. A Audi também oferece, em opção, o diferencial traseiro desportivo para uma condução ainda mais precisa e dinâmica.

Por sua vez, o sistema quattro com diferencial central autoblocante é proposto com todas as variantes de motores do Audi A5 Sportback com S tronic ou tiptronic. O diferencial central autoblocante transmite 60% do binário do motor para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro, em condições normais de condução. Em caso de perdas de aderência, o diferencial central autoblocante transfere até 70% para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro.

Suspensão: A via dianteira é de 1.587 mm e a via traseira é de 1.568 mm, enquanto a distância entre eixos e de 2.824 mm. O eixo dianteiro é equipado com uma suspensão redesenhada de cinco braços. Atrás, a geometria de cinco braços substituiu a construção com braços trapezoidais aplicados na anterior geração e, é 5 kg mais leve devido à aplicação inteligente de vários materiais. O controlo de amortecimento, disponível como opção, varia com o modo selecionado do Audi drive select, de série. A nova direção assistida eletromecânica proporciona melhor reação quando se circula e maior precisão, para além de ser 3,5 kg mais leve. Opcionalmente está disponível o controlo dinâmico de direção que varia a relação de desmultiplicação, dependendo da velocidade e ângulo da direção. No que concerne aos travões de discos, o seu peso foi reduzido em cinco quilos.

O Audi S5 Sportback é equipado com a recém-desenvolvida suspensão S. A geometria é de cinco braços á frente e atrás. O eixo principal permite a absorção ideal das forças longitudinais e transversais. O Audi drive select confere-lhe o “handling” através do amortecimento adaptativo contínuo dos amortecedores (CDC) juntamente com o motor, direção, transmissão tiptronic e o opcional diferencial traseiro desportivo.

Carroçaria: É a mais leve neste competitivo segmento, graças a uma união de materiais com um design ultraleve (-15 kg). O peso total da nova geração diminuiu até 85 kg, para 1.470 quilos, excluindo o condutor (dependendo da versão).

Sistemas de assistência ao condutor

Interação inteligente entre sistemas de assistência ao condutor através do adaptive cruise control com função Stop&Go e assistente de trânsito, que facilita a condução em tráfego congestionado.
Também novo é o cross traffic assist rear, exit warning, turn assist, ajuda para evitar uma colisão com reconhecimento baseado na câmara localizada na zona do retrovisor interior.

Conectividade

A estrutura do menu no sistema MMI foi redesenhada. O Audi virtual cockpit é uma alternativa ao painel de instrumentos analógico para o novo A5 Sportback. Já o head-up display projeta todas as informações relevantes no para-brisas como símbolos e dígitos facilmente compreensíveis, minimizando a distração do condutor. A informação surge a cerca de dois metros na frente do condutor dentro de uma área do para-brisas que mede 200 x 80 mm. Há ainda o controlo natural de voz para maior comodidade
Infotainment e Audi connect. Sistema opcional de infotainment de topo MMI navigation plus com MMI touch e ecrã MMI de 8,3 polegadas, incluindo Audi connect com licença gratuita durante três anos, transmissão LTE. “Audi connect safety & service” com assistência online em estrada, assistência de chamada de emergência, solicitação de serviço e funções remotas via app Audi Connect. Audi smartphone interface para ligação aos sistemas celulares da Apple e Android no sistema Audi MMI. Sistema de áudio: Bang & Olufsen Sound System com inovador som 3D, 19 altifalantes e potência de 755 watts
- Audi tablet amovível para o banco traseiro (Rear Seat Entertainment system).

Com um armazenamento até 10 Gb, o ecrã do sistema de navegação possui 8,3 polegadas e uma resolução de 1.024 x 480 pixels. O sistema de navegação Audi MMI plus trabalha em cooperação com muitos dos sistemas de assistência à condução e de segurança.

Equipamento (de série): Faróis de Xenon com LED de
luzes diurnas; farolins em LED; iluminação ambiente interior em LED; Audi
driva select; Audi pre sense city; jantes de 17” na linha base e de 18” nas linhas Design e Sport; volante de 3 braços multifunções, em couro (versões automáticas com patilhas); abertura e fecho elétrico da bagageira; keyless go; sensor de chuva; sensores de estacionamento traseiros; bancos desportivos com função de massagem pneumática e regulação do apoio lateral (Pacote desportivo S line no A5 e S5)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)