Novo Fiat 600 Hybrid: Já disponível, a partir dos 23.950 euros
Homenagem ao legado: Apresentado o Fiat 500 Tributo Trepiuno Edição Limitada

Abarth mostra como está a decorrer o restauro de um raro Fiat-Abarth 850 TC

By on 1 Fevereiro, 2023

Baseado num Fiat 600 D de 1964, o Fiat-Abarth 850 TC foi o primeiro a receber a designação “Turismo Competizione” e está a ser totalmente restaurado pelos artesãos do departamento Heritage da Stellantis.

A Abarth é outra das marcas que está presente na edição deste ano do Rétromobile, o salão parisiense destinado a automóveis clássicos. No seu espaço, um dos principais destaques é um Fiat-Abarth 850 TC adquirido recentemente pelo departamento Heritage da Stellantis, num estado de conservação bastante degradado, praticamente ao nível de um “barn find”, e que está ainda em processo de restauro.

Logo desde o primeiro momento, a equipa do Heritage iniciou os trabalhos com este modelo, que foi o primeiro dos automóveis desenvolvidos por Carlo Abarth a receber a designação TC, ou seja, “Turismo Competizione”, indicando a presença de um modelo de estrada familiar, transformado num automóvel de competição, muito mais ágil, mais rápido e sobretudo mais leve, o grande trunfo de Abarth.

O Fiat 600 D que lhe serviu de base estava equipado com um motor de quatro cilindros em linha com 767cc, mas na versão de Carlo Abarth, a cilindrada foi aumentada para os 847cc, fazendo com que a potência chegasse aos 52 cavalos, obtidos às 5.800 rpm. A velocidade máxima chegava aos 140 km/h, obrigando a melhorias no sistema de travagem e alguns ajustes na aerodinâmica.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)