Abarth Classiche 1300 OT: Mais um mimo da Stellantis Heritage
Abarth 600e Scorpionissima: Já ficamos a conhecer o interior

Abarth mostra o Classiche 500 Record Monza ‘58 na Milano Autoclassica

By on 21 Novembro, 2022

O departamento Heritage da Stellantis trouxe um modelo muito especial à 12ª edição do Milano Autoclassica, destinado a comemorar o centenário do Autodromo di Monza.

Realizou-se no passado fim-de-semana a 12ª edição do Milano AutoClassica, um evento focado em automóveis clássicos e de competição, que é uma referência para entusiastas, colecionadores, museus e clubes relacionados com esta área do mundo automóvel.

Um dos maiores destaques deste evento foi a mais recente criação do departamento Heritage da Stellantis, o Abarth Classiche 500 Record Monza ’58. Com base num Fiat 500 de 1970, foi idealizado um modelo destinado a prestar homenagem ao primeiro centenário do Circuito de Monza, no qual os modelos da marca de Carlo Abarth bateram inúmeros recordes.

Com a carroçaria pintada no mesmo tom verde do carro que bateu recordes em Monza, e que também descobrimos no Abarth 695 70° Anniversario de 2019, este “Monza ‘58’ tem toda a sua decoração relacionada com o passado mais histórico da marca italiana, não faltando um habitáculo com apenas um assento, de forma a reduzir o peso do conjunto e que também é uma homenagem aos modelos mais antigos da marca.

A bordo há um volante de madeira e uma instrumentação da Jaeger, semelhante à dos modelos mais históricos da marca, bem como um piso sem revestimentos e um tejadilho rígido em vez do de lona, tal como num carro de competição. E na frente, foi também instalado um conjunto de faróis adicionais.

O motor é um bloco de dois cilindros com apenas 595 cc, ao qual foi adicionado um Abarth Classiche 595 Tuning Kit desenvolvido com componentes atuais, mas inspirado na versão construída pela House of the Scorpion em 1963.

E para terminar, estão também presentes logos específicos, construídos propositadamente para este modelo. Além deste único Abarth Classiche 500 Record Monza ’58, que está disponível para venda, estiveram também presentes no Milano AutoClassica dois outros modelos únicos da marca do escorpião: um Abarth “Record” original de 1958 e um Abarth Classiche 1000 SP de 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)