Abarth Classiche 1300 OT: Mais um mimo da Stellantis Heritage
Abarth 600e Scorpionissima: Já ficamos a conhecer o interior

Abarth presta homenagem ao histórico 131 Rally com uma edição especial

By on 9 Maio, 2022

A mais recente edição especial do Abarth 695 presta homenagem a um dos modelos mais históricos da marca do escorpião, o Abarth 131 Rally.

Ao todo, não será fácil imaginar quantas edições especiais do mais pequeno dos Abarth já chegaram ao mercado, mas cada uma delas continua a ser mais especial do que a outra. E agora, chega a vez de prestar homenagem ao incrível Abarth 131 Rally, 40 anos depois da sua última prova.

Para começar, a cor escolhida para a carroçaria foi o Blue Rally, um tom de azul metalizado de três camadas, que tenta ficar o mais próximo possível do modelo original. No entanto, a zona superior está pintada de negro, dando ainda mais destaque aos tons de azul, que também encontramos nas capas dos espelhos e em alguns detalhes do habitáculo.

As jantes de liga leve de 17 polegadas têm um acabamento brilhante e está presente a mais recente evolução do escape Record Monza, o Sovraposto, que se destaca pelas saídas sobrepostas na vertical. Na zona superior da tampa da bagageira, o spoiler ad Assetto Variabile pode ser ajustado em 12 posições, com uma inclinação entre os 0 e os 60 graus.

Neste modelo da Abarth, a marca estreia também os seus “Easter Eggs”, que não são mais do que pequenos detalhes quase impercetíveis, destinados a surpreender os clientes. E um deles é a silhueta do 131 Rally que encontramos na zona inferior da porta, no tablier e nos encostos de cabeça dos assentos desportivos da Sabelt.

Como a base é o Abarth 695, está incluído o motor 1.4 T-Jet com 180 cavalos de potência e 250Nm de binário. A velocidade máxima anunciada é de 225 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h fica cumprida em 6,7 segundos. A suspensão inclui amortecedores Koni FSD e o sistema de travagem inclui discos de dimensão generosa com pinças da Brembo.

Ao todo, serão produzidas apenas 695 unidades desta versão de tributo ao 131 Rally.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)