Abarth Classiche 1300 OT: Mais um mimo da Stellantis Heritage
Abarth 600e Scorpionissima: Já ficamos a conhecer o interior

Abarth testa tecnologia capaz de avaliar as emoções registadas ao volante

By on 31 Outubro, 2022

Podem ser diversas as emoções ao volante de um desportivo, e com a ajuda da Universidade de Loughborough, a Abarth está a testar uma forma de as medir através da leitura de expressões faciais.

Um dia em pista ao volante de um desportivo ou uma passagem pela nossa estrada preferida num irrequieto automóvel como um Abarth, têm a capacidade de nos despertar emoções únicas ao volante, que nos deixam empenhados no que estamos a fazer e que nos podem gravar boas recordações durante muito tempo.

Com o objetivo de conseguir avaliar o tipo e a qualidade destas mesmas emoções, a Abarth, em conjunto com a Universidade de Loughborough, está a testar um novo sistema baseado na tecnologia de reconhecimento facial, que consegue avaliar um determinado número de expressões relacionadas com sentimentos como felicidade, entusiasmo e até medo.

No teste efetuado recentemente na pista de Mallory Park, no Reino Unido, foram também utilizados sensores de batimento cardíaco de forma a comprovar de certa forma a veracidade dos valores registados. E, apenas como curiosidade, podemos referir que o sentimento predominante registado neste teste foi a alegria, com um valor de 31,8% para o condutor e de 35,4% para o passageiro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)