CUPRA: Quatro anos de crescimento em Portugal, com novidades a chegar
CUPRA Born VZ: “Hot hatch” com 322 CV potência e desempenho dinâmico aprimorado

ABT explora as capacidades do motor de cinco cilindros do Cupra Formentor VZ5

By on 6 Abril, 2022

A ABT viu um enorme potencial no SUV da Cupra, uma vez que este inclui uma motorização com que já trabalhou antes. E depois de alguma magia, o resultado são 450 cavalos.

O Cupra Formentor é um dos modelos mais originais do mercado. O seu desenho arrojado e sofisticado mostra-nos a imagem que a Cupra está a tentar integrar em todos os seus modelos. A versão VZ5 é a opção mais desportiva da gama, que inclui o motor de 2,5 litros e cinco cilindros que o Grupo Volkswagen já usa em outros modelos.

Originalmente, esta opção já oferece algo como 390 cavalos de potência, suficientes para levarem o Formentor dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos. Mas a ABT acho que conseguia fazer um pouco melhor. Com a adição do ABT Power S (autorizado pelo construtor), a potência do Formentor VZ5 passa dos 390 para os 450 cavalos e o binário dos 480 para os 530Nm. E isso traduz-se numa atualização do valor da aceleração dos 0 aos 100 km/h para os 3,9 segundos. E no caso de se tratar de um modelo que ande pelas autoestradas alemãs, onde não há limites de velocidade em algumas zonas, a ABT também afirma que pode passar a velocidade máxima dos 250 km/h para os 270 km/h.

Além de melhorias destinadas ao motor, a ABT também conta com algumas ideias destinadas à estética do Cupra Formentor, sendo que aqui, não há muito que se possa fazer. Ainda assim, com as jantes Sport GR de 20 polegadas, disponíveis num tom escuro mate ou brilhante, ou com as Sport HR de 21 polegadas, este SUV fica com um visual ainda mais agressivo. Para mais informações e imagens, o melhor mesmo é procurar o configurador online da ABT.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)