Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Aceitam-se compradores para o primeiro Shelby Cobra, agora em leilão

By on 2 Julho, 2016

Apresenta-o como o mais importante carro desportivo de origem americana a ser oferecido em leilão. E não é para menos: trata-se do CSX 2000, o primeiro Shelby Cobra de Carroll Shelby, responsável pelo início do legado do grande preparador da Ford.

Nascido em 1962 numa pequena garagem em Santa Fe Springs, na Califórnia, o icónico Cobra foi construído e mantido como novo pelo seu proprietário, que nunca abriu mão dele. Até que Carroll Hall Shelby Trust decidiu que estava na altura de se separar dele, agora que o ‘cowboy’ já não se encontra entre nós.

De acordo com o especialista automóvel Shelby Myers, que trabalha para a Sotheby’s, “o CSX 2000 não tem rival. A sua importância histórica e significado nos carros desportivos não pode ser subestimada. Caso o Carroll Shelby nunca tivesse decidido ‘enfiar’ aquele V8 da Ford num chassis modificado do AC Ace, nunca teríamos tido o Cobra e certamente nem a Shelby American, nem o GT40, nem os outros que se seguiram. O panorama automóvel e dos carros desportivos seria muito diferente”, salientou.

S1

Para um veículo de 1962, o seu desempenho era imbatível, demorando apenas 4,2 s a atingir os 100 km/h e uma velocidade máxima de 246 km/h.

Em conjunto com o CSX 2000,  a Sotheby’s irá ainda promover a licitação de um Shelby Cobra 427 de 1965 e de um CSX 3178.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)