Reparar o carro em casa? Sim ou não?
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Adeus Toyota Auris… bem-vindo Toyota Corolla

By on 28 Agosto, 2018

Recordo-me muito bem da apresentação mundial do Auris, modelo que vinha tomar o lugar do Corolla com uma aura de prestígio que o próprio nome emanava. Lembro que em conversa com alguns responsáveis nacionais da Salvador Caetano, ter dito que era uma decisão com pouco acerto, pois o nome Corolla era como a Toyota… veio para ficar. Claro que contra-argumentaram de forma quase convincente. Afinal, tinha alguma razão e doze anos volvidos, a Toyota apaga o sensaborão nome Auris e faz regressar o Corolla à gama principal da casa japonesa. E digo principal, pois o Corolla nunca desapareceu, ficou em segundo plano a dar nome a um derivado do Auris vendido como a versão de três volumes do modelo principal.

Diz a Toyota no comunicado que anuncia a chegada do Corolla que será uma nova e excitante era para o modelo do segmento C. Que está pronto e vai chegar ao mercado nos primeiros meses de 2019 com versão de cinco portas, quatro portas e carrinha. Tudo Corolla! Mas… no Salão de genebra, a Toyota tinha apresentado o novo Auris, pelo que teria sido entre essa altura e agora que a casa japonesa decidiu mudar o nome e fazer regressar o Corolla 13 anos depois.

A mudança de nome está ligada, diz a Toyota, à adoção da nova plataforma da Toyota, a TNGA (Toyota New Global Architecture) que vem tomar o lugar de três plataformas diferentes. Naturalmente que a aposta híbrida se vai manter. E a Toyota faz questão de lembrar que o nome Corolla é um dos mais bem sucedidos em todo o mundo com mais de 45 milhões de unidades comercializadas desde que foi lançado em 1966. Por isso mesmo não se compreende muito bem a razão para ter mudado para… Auris.

O novo Toyota Corolla será exibido no Salão de Paris nas versões de cinco portas e carrinha Touring Sports, ambos na versão híbrida. Isto porque como explicou na apresentação do Aygo, Johan van Zyl, o patrão da Toyota Motor Europe, 41% das vendas da Toyota no Velho Continente são de modelos híbridos e por isso não faz sentido continuar a apostar nas motorizações diesel. Por essa razão, o Corolla não terá uma versão a gasóleo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)