Afinal o que posso fazer e o que não devo fazer na manutenção do meu carro?

By on 13 Julho, 2020

O automóvel exige manutenção, essa é uma verdade de La Pallisse, mas a verdade é que não terá de ir a correr para o mecânico. 

Há a oportunidade de fazer algumas coisas que lhe vão poupar tempo e dinheiro, porém, não exagere e não tente fazer coisas que estão para lá das suas capacidades, quer de destreza mecânica, quer de conhecimento. Por isso, há a necessidade de perceber exatamente aquilo que poderá fazer na sua garagem com algumas ferramentas e aquilo que não deve fazer.

Não tendo muito tempo ou dinheiro, mas tiver os conhecimentos necessários, pode poupar um e outro. Mas, atenção, tem de saber o que está a fazer! Assim que tiver dúvidas sobre uma reparação, recorra à oficina e entregue a um profissional a reparação.

Coisas que você pode fazer

– Trocar o filtro de ar

– Substituir as escovas do limpa para brisas

– Mudar as velas

– Trocar o lubrificante do motor

– Reestabelecer ou trocar o líquido anticongelante do sistema de refrigeração

– Trocar os pneus

– Verificar a pressão dos pneus

– Trocar a bateria

Para fazer tudo isto, terá de seguir algumas regras. Primeiro que tudo, leia o manual do seu carro, depois procure literatura que o ajude a fazer pequenas reparações. Entretanto, pode verificar, amiudes vezes, o estado das luzes, dos indicadores de mudança de direção e das luzes de matrícula.

Aproveite para comprar uma caixa de ferramentas bem equipada que tenha as ferramentas básicas como uma cave inglesa, um roquete e várias chaves de caixa, alicates de pontas, universal e de corte, chaves de parafusos e Philips, um bom macaco e se tiver uma garagem, aproveite e compre um macaco hidráulico pequeno e um ou dois pares de preguiças, por uma questão de segurança. Assim, escusa de estar dependente do macaco que, por ser hidráulico, pode perder, subitamente, pressão.

Se quiser ser metódico, faça um “log book” do seu carro, onde anotará todas as reparações feitas às quais pode juntar fotos e até diagramas. Há aplicações para o smartphone ou para o tablet que facilitam a tarefa.

Coisas que você não deve fazer!

– Mudar a embraiagem do carro

– Carregar ou regular o ar condicionado

– Reparar um airbag

– Substituir um para brisas

– Mexer na caixa de velocidades

– Intervir na injeção do motor

– Trocar um injetor

– Mexer no computador do carro

– Fazer alguma intervenção na eletrónica do carro

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)