Condutor perde controlo do seu Toyota Supra, em acidente assustador
Edição limitada GR Supra para celebrar um marco importante da Toyota Gazoo Racing

Afinal, parece que o Toyota Supra tem bem mais que 335 CV. Será?

By on 24 Maio, 2019

A revista americana Car&Driver, assim que conseguiu colocar as mãos num dos novos Toyota Supra (pode ler aqui o primeiro ensaio do AUTOMAIS), encarregou-se de o levar a um banco de potência para avaliar a verdadeira potência do carro japonês.

A prova foi feita num banco localizado no Michigan, em Dearborn Heights, e em quinta velocidade, foi registado 339 CV e 578 Nm de binário. Medidos nas rodas e não na cambota como todos os construtores fazem.

Oficialmente, o Toyota Supra e o seu motor BMW com 3.0 litros duplo turbo debita 335 CV e 494 Nm de binário. Aceitando que a medição é feita na cambota, há muito desse sumo que desaparece até chegar ás rodas. É difícil quantificar o desperdício, mas sejamos pessimistas e pensemos em 10% de perdas do motor até à roda, para se perceber que o bloco de seis cilindros está bem longe dos 335 CV, mas rondará os 380 CV. Quase a mesma potência que o BMW Z4 M40i.

Justifica-se, assim, como é que é possível o carro nas mãos dos jornalistas da Car&Driver ter feito o 0-100 km/h em 3,8 segundos e o-400 metros em 12,3 segundos com velocidade de passagem de 181 km/h.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)