Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

“Akio Toyoda sonha e a obra nasce”, nunca esquecendo quem gosta de automóveis

By on 20 Janeiro, 2023

Na última apresentação da marca no Salão de Tóquio, foi o CEO da empresa que nos mostrou o que está a ser feito para “não deixar esquecidos os apaixonados por automóveis”.

Akio Toyoda é um “Car Guy”, apaixonado por tecnologia, automóveis e pela condução dos meses, tendo participado em diversas competições e ajudado a desenvolver diversos modelos. Felizmente, Akio Toyota é também o CEO da marca de automóveis mais poderosa do planeta, o que faz com que o prazer de condução e os automóveis tal como os conhecemos não sejam esquecidos nem abandonados de ânimo leve.

Por causa disso, a apresentação da marca no último Salão de Tóquio incluiu alguns projetos brilhantes e que adoraríamos experimentar na realidade. Usando dois clássicos do mítico AE86, que conhecemos por cá como o Corolla Liftback, em tempos, foram criados dois protótipos com o mesmo visual do passado, mas com tecnologias atuais e de futuro, que poderão ser uma resposta incrível para os apaixonados por automóveis no futuro próximo e um caminho que todos poderão percorrer ao mesmo que asseguram uma neutralidade carbónica.

Tanto o AE86 Trueno como o AE86 Levin apresentados em Tóquio, oferecem duas alternativas distintas e ambas muito interessantes. No caso do ‘Trueno’, está incluído um sistema de hidrogénio, mas não o que inclui o motor de três cilindros do GR Yaris e sim o motor 4AG original deste modelo, convertido para uma utilização com hidrogénio. E no ‘Levin’ que, curiosamente, inclui as letras “EV” na sua designação, o motor de combustível original foi retirado com o máximo de cuidado, de forma a preservá-lo, mas a caixa de velocidades manual e a embraiagem mantém-se em funcionamento, oferecendo o máximo prazer de condução, usando apenas a eletricidade como combustível.

Estas foram apenas duas das muitas surpresas que a Toyota e Lexus apresentaram em Tóquio e que poderá conhecer no vídeo oficial do evento, revelado pela própria marca.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)