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Alcoolímetros nos carros novos a caminho de Portugal

By on 6 Abril, 2023

Os números são arrasadores: em média, três em cada quatro condutores mortos nas estradas portuguesas acusaram uma taxa de alcoolemia superior a 1,2 g/l. Mas um importante passo para mudar isso pode ser dado num futuro próximo, já que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a preparar para impor em Portugal um sistema com o ‘alcohol-lock’ (alcoolímetro+ligação à eletrónica do carro) que impede o motor de ligar caso o nível de álcool no sangue do condutor estiver acima do limite.

O ‘alcohol-lock’ (alcoolímetro+ligação à eletrónica do carro) é um dispositivo de bloqueio de álcool ou de ignição por álcool (IID), basicamente um alcoolímetro instalado num veículo que impede o arranque do motor se a concentração de álcool no sangue (TAS) do condutor exceder um determinado nível. O dispositivo é ligado ao sistema de ignição do veículo e requer que o condutor sopre para dentro do dispositivo antes de ligar o carro. Isto já existe, várias marcas já o colocam nos seus carros, e todas as outras estão a caminho…

Para utilizar um dispositivo de bloqueio da ignição por álcool, o condutor tem primeiro de soprar para dentro do dispositivo para fornecer uma amostra da respiração. Se a amostra mostrar que a concentração de álcool no sangue (TAS) do condutor está acima de um nível pré-determinado, o dispositivo impedirá o motor de arrancar. Se o TAS do condutor estiver abaixo do nível pré-determinado, o motor arranca normalmente.

Enquanto o veículo estiver em funcionamento, o dispositivo pode ‘exigir’ que o condutor forneça amostras adicionais de hálito a intervalos aleatórios para garantir que não tenha consumido álcool durante a condução. Se o condutor não fornecer uma amostra ou se a amostra indicar um TAS acima do nível pré-determinado, o dispositivo registará o evento e poderá accionar um alarme ou outro tipo de aviso.

Neste momento, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a ponderar a utilização de um sistema em Portugal que permite controlar os níveis de álcool no sangue dos condutores e se estiver acima dos limites, impede que o motor ligue.

São já vários os países europeus que obrigam a instalação deste tipo de dispositivos, por exemplo em carros de pessoas que estão em reabilitação,

Já existe uma diretiva europeia que obriga os carros novos a ter um alcoolímetro e neste momento a ANSR já está a trabalhar para trazer o ‘alcohol-lock’ (alcoolímetro+ligação à eletrónica do carro) para Portugal, embora tudo esteja ainda numa fase muito precoce.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)