Vai comprar um carro importado? Cuidado com potenciais problemas
Gigafactory alemã regressou ao trabalho, após ataque de ativistas

Alemanha pode perder 100 mil postos de trabalho na indústria automóvel

By on 31 Março, 2020

O Covid-19 está a dizimar pessoas e a economia de uma forma assustadora e o jornal alemão “Welt” fez um estudo de impacto do Covid-19 na Alemanha e os resultados são assustadores.

Com fábricas fechadas e os países desertos, as vendas caíram a pique e a indústria alemã está a ser duramente atingida. Segundo Ferdinand Dudenhoffer, especialista em mercado automóvel, a capacidade de produção instalada na Alemanha será muito excedentária, no valor de 1.3 milhões de veículos.

A produção automóvel deverá encolher para 3,8 milhões de unidades, uma quebra sensível face aos 5,1 milhões produzidos em 2019. Esta queda da produção, vai fazer disparar o desemprego, sendo possível perder 100 mil dos 830 mil postos de trabalho ligados direta e indiretamente à industria automóvel alemã.

Segundo aquele especialista, “temos de esperar a redução da produção automóvel na Alemanha e cerca de 100 mil postos de trabalho estão em risco, nada menos que 12% dos atuais postos de trabalho nos construtores e nos fornecedores.”

Dudenhoffer pede ao governo alemão que faça mais para estimular a procura de automóveis novos, particularmente modelos elétricos e híbridos. O atual incentivo na Alemanha chega aos 6 mil euros para quem compre carros ecológicos.

Uma das ideias é oferecer os veículos com rendas muito baixas, com o valor total garantido pelo estado caso exista uma situação de desemprego, subindo esse valor à medida que as condições melhorem. Segundo Ferdinand Dudenhoffer, “há a necessidade de medidas corajosas para anular a incerteza dos compradores que, antes do Covid-19, estavam com a confiança no topo.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)