Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Alpine irá lançar sete novos veículos elétricos até 2030

Alemanha pretende banir automóveis a gasolina e diesel… em 2030

By on 10 Outubro, 2016

O Bundesrat, órgão constitucional da Alemanha, votou a favor uma lei que poderá proibir a circulação de automóveis movidos por combustíveis fósseis, gasolina ou diesel, a partir de 2030, numa decisão que não é vinculativa, mas indicia uma tendência a longo prazo. Com a hipotética entrada em vigor desta normativa apenas seria autorizada a venda de veículos que não emitem gases poluentes para a atmosfera.

De acordo com a publicação alemã, ‘Der Spiegel’, esta resolução do Bundesrat incentiva a Comissão Europeia a “rever as práticas atuais de tributação e direitos no que diz respeito a uma estimulação da mobilidade livre de emissões”. O outro motivo que está na base desta medida é o de encorajar a União Europeia a alterar as suas habituais práticas, que se caracterizam por menos impostos à motorização diesel. Esta foi uma decisão tomada há alguns anos com o propósito de estimular a utilização de veículos a Diesel e assim o reduzir o número de automóveis a gasolina.

A decisão do Bundesrat vai assim de encontro a princípio que esteve na base do Acordo de Paris, assinado em 2015, e que pressupõe reduzir as emissões de gases com efeito de estufa alegadamente responsáveis pelas alterações do clima, que podem provocar fenómenos extremos, como ondas de calor ou picos de chuva.

Recorde-se que as marcas de automóveis um pouco por todo o mundo têm vindo a apostar cada vez mais nos veículos elétricos. Ainda recentemente no Mundial do Automóvel, em Paris, vários novos projetos foram apresentados, o que indica que este poderá ser o caminho a seguir no futuro bem próximo. Porém ainda não houve qualquer reacção por parte dos construtores alemães a esta notícia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)