Alfa Romeo: Recordar os sucessos no automobilismo
Alfa Romeo muda o nome do Milano para Júnior depois de fortes críticas

Alfa Romeo celebra o centenário do ‘Quadrifoglio’ com versões limitadas do Giulia e Stelvio

By on 13 Abril, 2023

Serão disponibilizadas pela Alfa Romeo apenas 100 unidades exclusivas por modelo para celebrar os cem anos do ‘Quadrifoglio’, o icónico trevo verde de quatro folhas que desde 1923 tem estado inequivocamente ligado à Alfa Romeo como sinónimo das criações de maior desempenho da marca.

Se o modelo traz ‘Quadrifoglio’ associado, é de certeza um Alfa Romeo muito rápido e as versões “centenárias” do Giulia e Stelvio Quadrifoglio não podiam ser diferentes. Com motor V6 2,9 litros com 520 cv de potência e diferencial autoblocante mecânico para uma nova experiência de condução. Este é um dispositivo técnico importante que, graças a uma afinação específica derivada da experiência de concepção do Giulia GTA, contribui para melhorar o comportamento e tração, otimizando a transferência de binário, aumentando a estabilidade, agilidade e velocidade nas curvas. As duas versões trazem os novos faróis LED adaptativos e um novo conjunto de instrumentos digitais, além de algumas outras “prendas”: novos distintivos comemorativos concebidos pelo Alfa Romeo Style Centre e novas pinças de travão douradas; a grelha e as tampas dos espelhos em carbono exposto e no interior, novos pontos dourados visíveis e emblemas comemorativos no tablier embelezam um ambiente desportivo dominado pelo carbono, com um novo acabamento 3D.

15 de Abril de 1923 foi o dia exato em que o lendário ‘Quadrifoglio’ estreou na versão ‘Corsa’ do RL conduzido por Ugo Sivocci, levando-o à vitória na XIV Edição da Targa Florio. Atualmente, o ‘Quadrifoglio’ identifica os carros da marca com melhor desempenho: os carros de estrada mais potentes e exclusivos, e, claro, os que participam em competições. O lendário trevo de quatro folhas ainda pode ser visto no Alfa Romeo C43 da equipa de Fórmula 1.

As versões “centenárias” agora apresentadas, são mais leves devido à utilização de materiais ultra leves como o alumínio para o motor e fibra de carbono para o veio de transmissão, capô, entre outros componentes. No Giulia, a aerodinâmica ativa permanece com o separador frontal de carbono, que quando ativado, controla o fluxo de ar que passa por baixo do veículo, aumentando a estabilidade e o desempenho. Finalmente, o sistema de escape Akrapovich dá ao escape um som inconfundível. Ainda no exterior o Giulia e Stelvio viram renovados o seu visual. Novos faróis Matrix Full-LED adaptáveis que oferecem um feixe de direcção anti-reflexo e adaptável para uma iluminação ótima em todas as condições, garantindo uma poupança de energia, uma elevada melhoria na segurança e menos fadiga ocular. Jantes de liga leve de 19 polegadas para o Giulia, e 21 polegadas para o Stelvio Estão disponíveis três cores: Rosso Etna, Verde Montreal e Nero Vulcano.

No interior, há um novo painel de instrumentos onde se destaca o ecrã TFT de 12,3″ – totalmente digital – a partir do qual se pode aceder a todas as informações sobre o veículo e os parâmetros relativos às tecnologias de condução autónoma. No Quadrifoglio, para além dos três layouts disponíveis em toda a gama Alfa Romeo, Evolved Relax e Heritage, estreia-se o layout exclusivo ‘Race’, que reúne no ecrã central as informações fundamentais que todos os condutores querem ter sob controlo: conta-rotações, velocímetro, etc. O esquema pode ser personalizado colocando informações adicionais, incluindo informações de desempenho instantâneas, nos mostradores laterais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)