Nissan: Plano global conta com 30 novos lançamentos nos próximos três anos
Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias

Aliança Renault-Nissan assume controlo da Mitsubishi Motors

By on 20 Outubro, 2016

A Mitsubishi Motors, braço automóvel do gigante conglomerado japonês, anunciou que a Nissan adquiriu 34 por cento da sua rival japonesa, por um valor total de 237 mil milhões de ienes (2083 milhões de euros). Carlos Ghosn, presidente da Nissan, e outros três executivos da marca vão integrar o conselho de administração da Mitsubishi.

A união das marcas antevê o recurso a fornecedores idênticos, operações conjuntas em redor do mundo, incluindo produção fabril, mais plataformas partilhadas, desenvolvimento conjunto de tecnologia, cooperação eme mercados emergentes e acesso dos clientes Mitsubishi aos serviços financeiros da Nissan. Os custos reduzidos desta união deverão aumentar a rendibilidade da Mitsubishi em dois por cento.

Em termos práticos, pode-se esperar uma maior integração de produtos em certos segmentos menos lucrativos. Atualmente, a Mitsubishi já fornece keicars (citadinos de 660 cm3) à Nissan no mercado japonês, com a Nissan a reciprocar fornecendo comerciais ligeiros (versões do ADvan e Evalia) e modelos de luxo (Infiniti Q70 e Q70L), estes últimos recuperando os clássicos nomes da Mitsubishi, Proudia e Dignity.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)