Um sinal de alerta de Luca de Meo: 13 milhões de empregos em jogo em toda a Europa
Economia Circular: Renault aposta no recondicionamento de peças para elétricos

Aliança Renault-Nissan perto de adquirir 34% da Mitsubishi Motors

By on 10 Outubro, 2016

A Aliança Renault-Nissan está perto de adquirir 34% da Mitsubishi Motors e o seu presidente, Carlos Ghosn, anunciou que apenas está a aguardar que as autoridades legais aprovem o negócio até ao final do ano. Estes 34% valem 2020 milhões de euros e podem vir a ser a salvação da Mitsubishi, insígnia que tem vindo a perder o seu espaço no mercado, com quebras de vendas em vários países.

A notícia surge ainda numa fase  onde ainda está presente na mente de muitas pessoas os dados falseados da economia de combustível nos carros da Mitsubishi, que ditou o afastamento do presidente, Tetsuro Aikawa. “Ainda não podemos afirmar que o negócio está feito. Assim que tivermos tudo fechado, diremos no que irá consistir este trabalho em conjunto. Teremos uma ligação importante à Nissan e talvez também à Renault”, afirmou Ghosn.

Esta aliança vai contribuir para o esforço de Ghosn, diretor-geral da Renault-Nissan, de alcançar vendas anuais de 10 milhões de veículos em todo o mundo. No entanto será interessante ver como é que as peças do puzzle serão montadas, pois o Japão e a América do Norte são zonas do mundo onde a Nissan tem maior implantação, enquanto a Mitsubishi está próxima da Nissan na Ásia, partilhando mesmo automóveis no mercado japonês. Por outro lado a Nissan pretende aumentar a sua presença no mercado norte-americano, onde curiosamente a Mitsubishi tem sentido muitas dificuldades “A Aliança tem como base desenvolver sinergias. Sabemos que existem muitas sinergias com a Mitsubishi e estrategicamente temos muitas ligações”, explicou Carlos Ghosn.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)