Alpina B3 espremido no Nordschleife em menos de 8 minutos (com vídeo)

By on 19 Dezembro, 2020

O Alpina B3 é o resultado do trabalho efetuado pela preparadora especializada em BMW sobre um dos novos M340i xDrive e que viu o seu motor 3 litros sobrealimentado, entre outros componentes da carroçaria e chassis, ser modificado.

Para comprovar a eficácia das alterações efetuadas, a publicação alemã Sport Auto decidiu levar o Série 3 da Alpina até ao circuito de Nordschleife para o espremer ao longo dos seus exigentes vinte quilómetros.

Com o piloto Christian Gebhardt ao volante e calçado com pneus Pirelli P Zero ALP, o Alpina B3 completou o circuito do inferno verde em 7 minutos, 53 segundos e 26 centésimos. Não sendo um tempo de referência, não deixa de impressionar, pois estamos na presença de um familiar rápido mas que não é um puro desportivo.

Com este tempo, o B3 bateu registos anteriores do BMW M2 e do M5 Competition, mas foi mais lento que as gerações anteriores dos BMW M4 e M2 Competition. É, no entanto, importante realçar que o Alpina B3 pesa cerca de 1800 kg.

O motor produz 468 cavalos e 700 Nm de binário e consegue assim acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos. A velocidade máxima é 303 km/h. Sim, num Série 3, não M. Da lista de modificações fazem parte, por exemplo, amortecedores adaptativos, molas Eibach e barras estabilizadoras maiores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)