Alpina B4 Gran Coupé preenche o espaço deixado pela BMW

By on 31 Março, 2022

A nova aposta da Alpina consiste em criar uma espécie de um M4 no formato de carroçaria Gran Coupé, justamente o único que a BMW não inclui no seu catálogo. E o resultado é muito interessante.

A Alpina passou recentemente a fazer parte do BMW Group, tal como anunciámos há cerca de duas semanas, mas claro que isso está longe de querer dizer que nos vai deixar de surpreender com os seus projetos, bem pelo contrário.

O primeiro a chegar ao configurador online da marca depois desta mudança de propriedade é o novo Alpina B4 Gran Coupé, um modelo que oferece prestações muito semelhantes às de um M4, mas com um formato de Gran Coupé, que é o único em que a BMW não apostou para uma versão mais desportiva.

O Alpina B4 Gran Coupé conta com um visual mais apurado, mas não demasiado ostensivo, onde marcam presença todos os detalhes que o identificam como um modelo da Alpina, tais como a assinatura na zona central inferior do para-choques dianteiro ou a decoração lateral da carroçaria, muito discreta, mas também muito característica.

O motor parte do fantástico bloco de seis cilindros em linha da BMW, a gasolina, com três litros de capacidade, mas oferece uma potência máxima de 495 cavalos e um binário de 730 Nm. O sistema de escape mais desportivo também foi criado especificamente para este modelo, não só para ser o mais eficiente possível, mas para também contribuir com uma melodia mais cativante.

Para passar a potência para o chão, o B4 inclui uma caixa de velocidades automática desportiva ZF de oito relações e um sistema de tração integral baseado no xDrive da BMW, mas que dá um bom destaque ao eixo posterior em termos de distribuição para um prazer de condução mais elevado e apurado. E claro que nem sequer falta um diferencial traseiro mais desportivo para assegurar uma tração melhorada e uma dinâmica exemplar.

A suspensão foi também trabalhada especificamente para este modelo e há novas barras estabilizadoras criadas para o B4, bem como um sistema de travagem melhorado, que inclui discos de 395mm no eixo dianteiro. Afinal, trata-se de um modelo capaz de superar os 300 km/h e que consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, além de ter sido criado para quem gosta mesmo de conduzir, tal como todos os Alpina.

Além das características jantes de 20 polegadas com um desenho mais modernizado, a Alpina propõe diversas hipóteses de configuração para o novo B4 Gran Coupé, passando por diversas cores para carroçaria e outras tantas soluções para o habitáculo. E se der uma vista de olhos no configurador online da Alpina, as soluções são ainda mais numerosas, sendo que as mais específicas e exclusivas nem sequer fazem parte desta extensa lista.

Na Alemanha, os preços indicados pelo configurador da marca, indicam um preço base de 91.800 euros para o novo B4 Gran Coupé.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)