Alpine entra no mundo do hidrogénio pela porta da competição com o Alpenglow 
Alpine A290: Apresentação oficial marcada para as 24h de Le Mans

Alpine A110 ganha novos argumentos com renovação

By on 24 Novembro, 2021

O novo Alpine A110 recebe mais tecnologia, um novo kit de carroçaria e ajustes focados na performance.

A Alpine decidiu renovar o A110 que será comercializado em três versões distintas: A110, A110 GT e A110 S. Todas elas contam com o mesmo motor quatro cilindros de 1.8 litros turbo, mas com níveis de potência distintos consoante a versão. Começando pelo base, o Alpine A110, este é visto como o “original”. Este dá prioridade à agilidade e leveza ao pesar 1102 kg, peso esse que é distribuído na proporção 44:56 (frente/trás). Nesta versão, o Alpine A110 debita 252 cv e 320 Nm de binário, potência suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

No nível intermédio surge o Alpine A110 GT, a versão mais focada no refinamento em viagens de longo curso. Para tal, conta com bancos em pele mais confortáveis, um ligeiro aumento de peso – 1119 kg – e um incremento de potência face à versão base. De facto, o quatro cilindros chega aos 300 cv e 340 Nm de binário, potência suficiente para retirar 0,3 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h.

Alpine A110 S ganha kit de carroçaria

Na versão de topo encontramos o Alpine A110 S. Com os mesmos 300 cv e 340 Nm de binário da versão GT, o “S” diferencia-se por um chassis com afinação específica, com destaque para a recalibração das barras anti-rolamento, coilovers mais firmes e um decréscimo da altura ao solo de 4 mm.

Esta versão conta ainda com um opcional pacote aerodinâmico em fibra de carbono que acrescenta, pela primeira vez num Alpine A110, uma asa traseira. No interior surge com bancos Sabelt Sport ajustáveis, pedais em alumínio e um revestimento específico. “O novo Alpine A110 S é o primeiro A110 com spoiler traseiro. Fizemos vários testes em túnel de vento ao A100 que mostraram que ele precisava de um suporte aerodinâmico substancial para atingir a velocidade máxima. O Aero Kit é a nossa resposta a esse desafio. O A110 S atinge as 170 mph (274 km/h), tem um visual fantástico e está destinado a ser uma estrela nas pistas que enfrentam qualquer corrida contra o relógio”, refere Antony Villain, diretor de design da Alpine.

Novo sistema de infotainment

Uma das grandes novidades do renovado Alpine A110 é a inclusão de um novo sistema de infotainment. Este transmite as informações através de um ecrã central de sete polegadas que conta com conectividade ao smartphone através de Apple CarPlay e Android Auto. Destaque ainda para o menu “Alpine Telematics” que permite ver em tempo real coisas como pressão do turbo, temperatura da caixa de velocidades, entre outros. O sistema é compatível com atualizações “over the air”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)