Hyundai regressa a Pikes Peak e Dani Sordo vai estar presente
Zagato AGTZ Twin Tail: Um impressionante tributo ao Alpine A220

Alpine A110 Pikes Peak: Preparado para a subida para lá das nuvens

By on 2 Maio, 2023

Pikes Peak é talvez a rampa mais convencida do mundo. A Pikes Peak International Hill Climb é uma prova que reune carros e motos, num traçado sinuoso de aproximadamente 20 km e 156 curvas, com uma elevação de quase 3 mil metros. É uma das provas mais antigas de desporto motorizado dos EUA, sendo organizada desde 1916.

No evento de 2018, um carro elétrico estabeleceu um novo recorde geral pela primeira vez na história do evento, quando o francês Romain Dumas completou o percurso no Volkswagen I.D. R totalmente elétrico com um tempo de 7:57.148, quebrando a barreira dos 8 minutos pela primeira vez.

Já tivemos marcas francesas a fazer a prova e a Peugeot é a marca gaulesa mais habituada a desafiar a subida americana. Em 2013, a barreira dos nove minutos foi quebrada por Sébastien Loeb (Peugeot 208 T16 Pikes Peak), com um tempo de 8:13.878. Este ano é a Alpine que vai apanhar o ar fresco da montanha.

Concebido para enfrentar as subtilezas do traçado de 19,93 km até às nuvens, o Alpine A110 Pikes Peak nasceu graças a uma colaboração estreita e frutuosa entre as equipas do gabinete de design da Alpine, lideradas por Raphaël Linari (diretor de design) e as da Signatech, lideradas por Lionel Chevalier (diretor técnico) e François Letort (diretor de projeto). O carro, o A110 mais radical até à data, foi convertido numa máquina de corrida.

Os designers da Alpine abraçaram assim plenamente a sua escolha de linhas extremas, demonstração e impacto visual, mantendo algumas proporções originais para garantir que o carro continua a ser elegível para a categoria Time Attack 1, o que é retratado na inclusão de uma barbatana de tubarão ao estilo “Le Mans” no vidro traseiro que corta literalmente a enorme asa traseira.

Este Alpine único embarcará em breve no seu assalto aos picos americanos com o objetivo de bater recordes. Após a sua estreia em Lurcy-Lévis, a 25 e 26 de abril, o modelo receberá o seu piloto designado para Pikes Peak, Raphaël Astier, que irá testar o carro na sua configuração final pela primeira vez na próxima semana.

Vencedor da Taça FIA R-GT de 2022 com o A110 Rally, Raphaël Astier efetuará uma primeira sessão em Drôme e depois em Val Thorens. O francês, que já participou quatro vezes na prova, voará depois com a equipa para Colorado Springs, onde trabalhará nos últimos preparativos para o dia 25 de junho de 2023.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)