Alpine entra no mundo do hidrogénio pela porta da competição com o Alpenglow 
Alpine A290: Apresentação oficial marcada para as 24h de Le Mans

Alpine A110 R Le Mans celebra os 100 anos da mítica prova

By on 7 Junho, 2023

A Alpine vai revelar em Le Mans a edição limitada do A110 R Le Mans, que pretende celebrar o centenário da mítica prova de resistência francesa. A Alpine abre as encomendas para esta icónica série limitada nos Alpine Centres, em França, a 8 de junho, com um preço de 140 000 euros sem IVA.

Será hoje revelado o A110 R Le Mans, edição limitada a 100 unidades e baseada no modelo da marca francesa, no circuito e na presença de 100 afortunados clientes da Alpine.

Com a série limitada A110 R Le Mans, a Alpine presta homenagem à maior corrida de resistência do mundo, por ocasião do seu centenário. Graças ao seu fundador, Jean Rédélé, a marca está envolvida nas corridas de resistência desde os anos 60 e até à vitória do A442, em 1978. A Alpine está agora a participar nas provas de resistência com a Signatech, na categoria LMP2, depois de ter participado em LMP1, e está a preparar o futuro com a aposta na nova categoria de hipercarros LMDh, em 2024.

Baseado no A110 R, a edição limitada e comemorativa partilha as suas peças em carbono no tejadilho e nas rodas, mas também no habitáculo, com bancos baquet monobloco Sabelt Track. Apresenta também uma asa vertical em carbono que evoca o estilo dos carros de corrida de resistência e recorda o design do A480 da Alpine Elf Endurance Team. Tem um tempo de aceleração de 0-100 km/h de 3,9 segundos e uma velocidade máxima, em pista, de 285 km/h.

A série limitada A110 R Le Mans está equipada com um “taco” Road & Track, uma inovação patenteada pela Alpine, que rebaixa e endurece o carro em 5% para uma estabilidade ainda maior em pista. Este desenvolvimento técnico, associado a um ajuste específico da suspensão, melhora o desempenho na longa reta das “Hunaudières” e nas curvas rápidas do circuito das 24 Horas. O A110 R Le Mans distingue-se pela exclusiva pintura 24H de Le Mans em tons de branco e azul. Uma fina linha dupla de azul é aplicada no capot dianteiro, no tejadilho e no spoiler traseiro, numa referência à competição, complementada pelas alhetas azuis do spoiler traseiro. Um rebordo azul distingue as jantes em carbono, que são abertas na traseira para uma resistência de travagem ainda maior, enquanto a barbatana (vertical) de tubarão adicionada ao óculo traseiro, em carbono, é uma referência ao A480 que competiu nas 24 Horas de Le Mans.

A série limitada apresenta a assinatura oficial das 24 Horas de Le Mans nos guarda-lamas dianteiros, nas soleiras laterais e nos apoios de cabeça em microfibra dos bancos e o traçado do circuito das 24 Horas é gravado a laser na pala de sol. Por fim, o A110 R Le Mans ostenta uma placa numerada da fábrica de Dieppe, com a assinatura oficial “24H Le Mans”, para distinguir os 100 exemplares desta icónica versão do A110 R.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)