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Alpine regressa aos ralis com o A110 Rally e encontra outra lenda

By on 6 Setembro, 2019

Após ter revelado o topo de gama A110S, a Alpine correu ao encontro do seu destino e mostrou o Alpine A110 Rally.

Ou seja, a marca francesa que regressou á ribalta com o A110 – com valores de vendas muito acima do esperado pelos responsáveis da Alpine – e agora cumpre o desígnio de regressar ao seu “habitat” com o A110 Rally. O nome… diz tudo!

O carro é uma tração traseira, claro, homologado no agrupamento FIA R-GT, estando apontado aos pilotos amadores e equipas privadas. A Alpine já tinha regressado á competição, mas para a pista, com o A110 Cup, do troféu organizado pela casa francesa, e o A110 GT4. Agora faz o regresso onde pertence, aos ralis, com o A110 Rally que se vai estrear no Rali Mont-Blanc Morzine nos próximos dias 5 a 7 de setembro. 

Desenvolvido pela Signatech, a equipa que coloca em pista no WEC o Oreca 07-Gibson da Alpine, o A110 Rally utiliza o mesmo chassis em alumínio do A110 GT4 e do A110 Cup. A suspensão foi, naturalmente, trabalhada para ser eficaz para os ralis, os travões vieram da Brembo e todos os elementos de segurança foram montados no A110.

O motor é o mesmo 1.8 litros sobrealimentado do carro de estrada, tendo mais de 300 CV e uma curva de binário que foi trabalhada para ser mais pontuda. A caixa é uma unidade sequencial de seis velocidades e um diferencial autoblocante. O volante é uma unidade com ecrã embutido com patilhas para o controlo da caixa e os enormes comandos do controlo de tração e do ABS da Bosch. Tudo isto vem no carro, tendo as equipas a opção de comprar um sistema de aquisição de dados e a cor azul da Alpine.

O desenvolvimento do carro foi feito por Emanuel “Manu” Guigou, pluri campeão francês de ralis duas rodas motrizes e pelo Campeão Junior de Ralis de 2015, Laurent Pellier.

O Alpine A110 Rally custa, antes de impostos, 150 mil euros e estará disponível no final do ano, dependendo da homologação da FIA, com os primeiros carros a serem entregues em 2020.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)