Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Ambition 2030. Conheça o plano de eletrificação da Nissan

By on 30 Novembro, 2021

Até 2030, a Nissan quer lançar 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 100% elétricos. O plano conta ainda com a apresentação de três novos protótipos.

A Nissan apresentou o projeto “Nissan Ambition 2030”, a nova visão da marca no que a mobilidade e eletrificação diz respeito. O fabricante nipónico vai ter bastante trabalho até ao fim da década ao prometer várias novidades eletrificadas e tecnologias inovadoras, ao mesmo tempo que expande as operações a nível global. Com este plano, a Nissan tem como principal objetivo tornar-se numa empresa neutra em carbono ao longo do ciclo de vida dos seus produtos até ao final de 2050.

“O papel das empresas para responder às necessidades sociais é cada vez mais crucial. Com a Nissan Ambition 2030, vamos impulsionar a nova era da eletrificação, avançar tecnologias para reduzir a pegada de carbono e procurar novas oportunidades de negócio. Queremos transformar a Nissan numa empresa sustentável que é verdadeiramente relevante para os clientes e para a sociedade”, diz Makoto Uchida, CEO da Nissan.

Mas afinal, o que vai ser feito? Em primeiro lugar, a Nissan vai investir cerca de 15,6 mil milhões de euros nos próximos cinco anos para desenvolver a nova geração de modelos da marca, modelos esses que vão ser completamente focados na eletrificação. Para tal, a Nissan anunciou que vai introduzir 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 100% elétricos, até ao final do ano fiscal de 2030. Esta verdadeira avalanche de novidades tem como principal objetivo alcançar mais de 50% de eletrificação a nível global nas suas marcas Nissan e Infiniti, esta última que não opera em Portugal. Na Europa, a Nissan pretende aumentar o mix de vendas de eletrificação em mais de 75% das vendas. Numa espécie de teaser do futuro elétrico da marca, a Nissan revelou também três novos protótipos, que pode ver na galeria em cima, que oferecem experiências melhoradas através de novas soluções tecnológicas.

Novos argumentos tecnológicos

No capítulo da tecnologia, a Nissan também pretende lançar várias inovações. No que diz respeito a baterias de iões de lítio, a marca nipónica quer introduzir tecnologia sem cobalto para reduzir o custo das baterias em 65%, até ao final do ano fiscal de 2028. Destaque ainda para o lançamento de um veículo elétrico com tecnologia de baterias em estado sólido, uma proposta que promete um desempenho mais dinâmico. De acordo com a Nissan, as baterias em estado sólido ajudam a reduzir o tempo de carregamento para um terço.

No capítulo dos assistentes à condução, o plano Ambition 2030 prevê a expansão do “ProPilot”, ao mesmo tempo que serão desenvolvidas as tecnologias de condução autónoma, com o objetivo de incorporar os sistemas LIDAR em praticamente todos os novos modelos até ao ano fiscal de 2030.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)