Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
O Grupo VW prevê um abrandamento do crescimento das vendas

Apesar das dificuldades, a Škoda fecha 2021 com bons valores

By on 17 Janeiro, 2022

A marca de Mladá Boleslav fechou o ano de 2021 com um total de 878.200 unidades comercializadas em todo o mundo, apesar de todas as dificuldades globais.

A pandemia de Covid-19 em que ainda vivemos, mas também a escassez de semicondutores que obrigou a diversos ajustes em termos de produção, marcaram o ano 2021 na indústria automóvel. Ainda assim, a Škoda conseguiu superar as 878 mil unidades comercializadas em todo o mundo, um valor que fica 12,6% abaixo do registado no ano anterior, mas que corresponde a todos estes entraves em termos de produção.

O modelo mais procurado de toda a gama continua a ser o Octavia, com mais de 200 mil unidades comercializadas, sendo seguido do Kamiq (120.700 unidades) e do Karoq (119.200 unidades). O primeiro modelo da sua nova família de automóveis 100% elétricos, o Enyaq iV, somou quase 45 mil entregas nos mercados em que está disponível e a expetativa sobre o seu novo irmão de visual mais desportivo, o Enyaq Coupé iV está bastante elevada e confiante de que vai contribuir para os bons números de 2022.

Além destes modelos, é ainda necessário referir o crescimento acima dos 100% em termos de vendas do Škoda Kushaq no mercado indiano, para o qual foi desenvolvido especificamente. Desde o início da sua comercialização, já foram entregues quase 23 mil unidades deste modelo e já está agendada a chegada do segundo Škoda para este mercado, o Slavia.

Apesar de tudo isto, o maior mercado para a marca continua a ser a Alemanha, onde entregou quase 139 mil unidades em 2021. E depois, segue-se a Russia, com 90.400 unidades e a República Checa, com quase 80 mil unidades entregues aos clientes. O ano que agora começa já se prevê bastante positivo para a marca Checa até porque, além do Enyaq Coupé iV, 2022 também vai receber a nova geração do Škoda Fabia e a renovação dos seus SUV de maior volume de vendas, o Kodiaq e o Karoq.

Nas palavras de Martin Jahn, membro do conselho de administração da Škoda Auto,

“A pandemia de COVID-19 e a escassez de semicondutores levou a prazos de entrega alargados no ano passado. Gostaria de expressar a minha gratidão aos nossos clientes pela sua confiança na marca e aos nossos revendedores pela sua enorme dedicação nestes tempos desafiantes. Os nossos produtos são muito bem recebidos em todo o mundo, e a procura continua a crescer graças a modelos como o ENYAQ iV e o novo FABIA. Estamos agora a retomar o ritmo à medida que entramos no novo ano: As versões revistas dos nossos SUV mais vendidos, KODIAQ e KAROQ, bem como o novo ENYAQ COUPÉ iV são excelentes produtos, e estou convencido de que se revelarão muito populares entre os nossos clientes”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)