Apoios à aquisição de veículos elétricos vai continuar em 2024

By on 17 Outubro, 2023

O Governo vai manter o programa de incentivo à aquisição de veículos elétricos em 2024, apesar de algumas dúvidas levantadas antes pelo Secretário de Estado da Mobilidade Urbana. 

Recordamos que em maio passado, em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, admitiu que os dados revelavam que os incentivos para a compra de veículos elétricos por parte do Estado já não eram um fator para os portugueses para a sua compra, admitindo que Governo estudava a possibilidade de deixar de fora do Orçamento do Estado estes apoios.
No entanto, confirmado ao Eco/Capital Verde por uma fonte do ministério do Ambiente e Ação Climática, o programa de incentivo para a compra de veículos elétricos vai continuar durante o próximo ano, assegurando que os valores serão anunciados brevemente. 

As verbas do programa de incentivo do Governo, através do apoio dado pelo Fundo Ambiental e que pode chegar aos 4.000 Euros para particulares e 6.000 Euros para empresas, estando ainda isentas do pagamento do IVA, são normalmente insuficientes para a grande procura que existe. Mas vai manter-se, estando em vigor ao mesmo tempo, se aprovada a proposta do Orçamento de Estado apresentada na semana passada pelo executivo, com o programa de incentivo ao abate de veículos ligeiros de passageiros e comerciais em fim de vida com matrícula até 2007 que faz parte deste documento. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)